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dc.creatorCavalcante, Victória Pereira-
dc.date.accessioned2023-09-28T15:42:30Z-
dc.date.available2023-09-28T15:42:30Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Victória Pereira. Desenvolvimento de serious game como auxiliador no processo de aprendizado das atividades de vida diária em crianças com espectro autista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32568-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder is a disorder that occurs frequently among people (OMS, 2021), being characterized by different attitudes caused by specific behavioral deficits. As a result of the adversities found in autistic individuals, the therapy procedure is individualized and involves professionals from different areas, that is, each autistic person will have their therapy organized according to their needs. Among the difficulties encountered by autistic people and explored in therapy, there are activities of daily living. This study aims to develop and evaluate a tool that can help autistic children in carrying out these tasks. To achieve this, a serious game will be developed. This type of game can be characterized as an electronic game with educational objectives. This approach was chosen due to the popularization of electronic games and their use for purposes beyond entertainment. Before the game development, open interviews were carried out with professionals that have experience with autistic children, in order to generate qualitative data for analysis to define the game scope and functionalities.The game was developed using the Unity game engine, based on the MDA Framework. It was defined that the serious game would help the learning of dressing according to the season or the situation activity, so, functionalities were created focused on this scope and also that could be adaptable according to the particularities of each autistic child. Subsequently, after the development was done, the game was tested and evaluated by professionals, through a questionnaire. In this questionnaire, the serious game was well evaluated, proving acceptance by professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de serious game como auxiliador no processo de aprendizado das atividades de vida diária em crianças com espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeSerious game development as a helper in activities of daily living learning process for children with autism spectrumpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista é um transtorno que ocorre com frequência considerável entre a população (OMS, 2021), caracterizado por diversas atitudes ocasionadas por déficits comportamentais específicos. Como decorrência das adversidades encontradas nos autistas, o procedimento de terapia é individualizado e envolve profissionais de áreas distintas, ou seja, cada autista possui sua terapia organizada de acordo com sua necessidade. Assim como as questões sociais, de comunicação e comportamentos restritos, as dificuldades encontradas na realização das atividades de vida diária são exploradas na terapia dos autistas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar uma ferramenta que possa auxiliar as crianças autistas na realização dessas tarefas. Para isso, foi desenvolvido um serious game, que pode ser caracterizado como um jogo eletrônico com objetivos educativos. Essa abordagem foi escolhida pela decorrência da popularização dos jogos eletrônicos e exploração dos mesmos para fins além do entretenimento. Para o início do desenvolvimento do jogo foram realizadas entrevistas abertas com profissionais experientes com crianças autistas, a fim de gerar dados qualitativos para análise sobre definição do escopo e funcionalidades do jogo. O jogo foi desenvolvido com o motor de jogos Unity, baseado no MDA Framework. Definiu-se que o serious game auxiliaria o aprendizado da atividade de vestir-se de acordo com estação/situação, dessa forma, foram criadas funcionalidades focadas nesse escopo e também que pudessem ser adaptáveis conforme as particularidades das crianças autistas. Posteriormente, após a finalização do desenvolvimento, o jogo foi testado e avaliado por profissionais, por meio de um questionário. Nesse questionário o serious game foi bem avaliado, provando aceitação dos profissionais.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Aikes Junior, Jorge-
dc.contributor.referee1Pessini, Evandro Carlos-
dc.contributor.referee2Aikes Junior, Jorge-
dc.contributor.referee3Lamb, Juliano Rodrigo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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