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dc.creatorPeres, Italo Fernando Onibeni-
dc.date.accessioned2023-09-27T15:42:19Z-
dc.date.available2023-09-27T15:42:19Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.citationPERES, Italo Fernando Onibeni. Estudo de ações do vento em coberturas planas isoladas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32522-
dc.description.abstractDuring the process of structural design of buildings, one of the biggest challenges is to determine the efforts arising from the air flow over the structure. However, the geometry of the structure and the availability of obstacles around it cause a variation in the pressure gradients to which the structure is subjected. The isolated flat roof, which is commonly used for the construction of fueling stations, has a limited scope in terms of its dimensioning, and due to the recurrence of claims of this type of structure becoming increasingly larger, the opportunity to carry out this project was seen. Study whose main theoretical purpose is to analyze the fluid dynamic flow of air and to identify the magnitude of the variation in pressure gradients as a function of different scenarios. To help obtain pressure gradients, numerical simulation tools and structural modeling programs will be used. The analyzes will be made using a simple structure geometry and varying the flow direction and the positioning of possible obstacles. The internal pressure values obtained through numerical simulations carried out by the ANSYS software were compared to each other to determine which was the best and worst case. With the obtained results, it was noticed the influence of the incidence of the flow with the variation of the pressure gradient. In cases where one or more obstacles are present, the variation can become even bigger.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectPressãopt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.subjectMétodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectTelhadospt_BR
dc.subjectPressurept_BR
dc.subjectNumerical analysispt_BR
dc.subjectSimulation methodspt_BR
dc.subjectRoofspt_BR
dc.titleEstudo de ações do vento em coberturas planas isoladaspt_BR
dc.title.alternativeStudy of wind actions on insulated flat roofspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDurante o processo de dimensionamento estrutural de edificações, um dos maiores desafios consiste na determinação dos esforços decorrentes do escoamento de ar sobre a estrutura. Entretanto, a geometria da estrutura e disponibilidade de obstáculos ao seu redor causam uma variação dos gradientes de pressão a qual a estrutura está submetida. A cobertura plana isolada sendo comumente utilizada para edificação de postos de abastecimento de combustível, possui uma abrangência limitada em referência a seu dimensionamento, e mediante a recorrência de sinistros deste tipo de estrutura se torna cada vez maior, viu-se a oportunidade de se realizar este estudo que possui como principal finalidade teórica analisar o escoamento fluidodinâmico do ar e identificar a magnitude da variação de gradientes de pressão em função de diferentes cenários. Para auxiliar a obtenção dos gradientes de pressão, serão utilizadas ferramentas de simulações numéricas e programas de modelamento estruturais. As análises serão feitas utilizando uma geometria simples de estrutura e variando a direção do escoamento e o posicionamento de possíveis obstáculos. Os valores de pressão obtidos por meio das simulações numéricas efetuadas pelo software ANSYS, foram comparadas entre si para determinação de qual o melhor e o pior caso. Com os resultados obtidos, notou-se a influência da incidência do escoamento com a variação do gradiente de pressão. Em casos da presença de um ou mais obstáculos, a variação pode tornar-se ainda maior.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Rossetto, Diego Rizzotto-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello-
dc.contributor.referee2Rossetto, Diego Rizzotto-
dc.contributor.referee3Casarin, Joviano Janjar-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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