Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOrlowski, Nelem-
dc.date.accessioned2023-09-18T20:42:59Z-
dc.date.available2023-09-18T20:42:59Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationORLOWSKI, Nelem. A forma/ação de professores ao aprender-ensinar matemática. 2023. Tese (Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32414-
dc.descriptionAcompanha: Professores em forma/açãopt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate the continuing education of teachers who teach mathematics from a philosophical-phenomenological perspective. In the context of Mathematics Education, based on the virtual presence among peers, the study was guided by the question: “What is this, the form/action of teachers when learningteaching mathematics?”. In a first step, an interpretive-comprehensive reading of the Annals of editions of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM) was carried out, with the aim of highlighting historical understandings of teacher training. For the constitution of the data, a university extension course was carried out in 2019 with teachers working in public education networks, with the teaching of mathematics, on the Moodle platform of the Federal Technological University of Paraná UTFPR/Curitiba, with the central theme of the teaching of fractions. The adopted methodology was the Phenomenological Qualitative Research, explaining the investigative procedure in search of the meaning of the studied phenomenon: form/action-of-teachers-who-learn-teach-mathematics”. The analytical-interpretive journey undertaken, revealed itself in the thematization of two open categories: mathema and poíesis, and from their articulation with the dialogue addressed to the pedagogical practice, the educational product in the form of an ebook “Professores em forma/ação” was originated. It concluded by understanding the form/action of teachers who learn-teach mathematics as a movement that tends to be, which is constituted in the intertwining of the creative and creative process of welcoming the updates of meanings produced, reflected, expressed and shared among teachers (poíesis), and the search for ways in which learning-teaching mathematics (mathema) unfolds in training possibilities for people. Also, in the interweaving of the mathema and poíesis open categories, the elaboration of the ebook of the educational product made it possible to articulate aspects of phenomenological philosophy with Mathematics Education, clarifying a brief nod to future research on teacher training in Mathematics Education from the perspective of a phenomenological thinking: open possibilities for the development and investigation of permanent processes of elucidation of pedagogical experiences when learning-teaching mathematics with the other.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Educação (Educação permanente)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectMathematics teachers - Education (Continuing education)pt_BR
dc.titleA forma/ação de professores ao aprender-ensinar matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe form/action of teachers when learning-teaching mathematicspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar a formação continuada de professores que ensinam Matemática em uma perspectiva filosófico-fenomenológica. No contexto da Educação Matemática, pautada na presença virtual entre pares, o estudo foi guiado pela interrogação: “O que é isto, a forma/ação de professores ao aprender-ensinar matemática?”. Em um primeiro movimento foi realizado uma leitura interpretativacompreensiva dos Anais de edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), com objetivo de destacar compreensões históricas da formação de professores. Para a constituição dos dados foi realizado um curso de extensão universitária, em 2019, com professores atuantes no ensino de Matemática em redes públicas de educação, na plataforma Moodle da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Curitiba), tendo como tema central o ensino de frações. A metodologia assumida foi a da pesquisa qualitativa fenomenológica, explicitando-se o proceder investigativo em busca do sentido do fenômeno estudado: “forma/ação-deprofessores-que-aprendem-ensinam-matemática”. O percurso analítico-interpretativo empreendido revelou-se na tematização de duas categorias abertas: mathema e poíesis, e de sua articulação com o dialogar endereçado à prática pedagógica originou-se o Caderno Pedagógico “Professores em forma/ação” como o produto educacional. Concluiu-se compreendendo a forma/ação de professores que aprendem-ensinam Matemática como movimento que tende a ser, que vai se constituindo no entrelaçamento do processo criador e criativo de acolhimento das atualizações de sentidos produzidos, refletidos, expressados e compartilhados entre os professores (poíesis) e a busca de modos pelos quais aprender-ensinar Matemática (mathema) desdobra-se em possibilidades formativas às pessoas. Também no entrelaçar das categorias abertas mathema e poíesis, a elaboração do produto educacional possibilitou articular aspectos da filosofia fenomenológica à Educação Matemática, clarificando um breve aceno às futuras pesquisas sobre a formação de professores na Educação Matemática na perspectiva de um pensar fenomenológico: abrir possibilidades para o desenvolvimento e investigação de processos permanentes de elucidação de vivências pedagógicas ao aprender-ensinar Matemática com o outro.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1426-9671pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5973943351609626pt_BR
dc.contributor.advisor1Mocrosky, Luciane Ferreira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8578-1496pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1382294405333452pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bicudo, Maria Aparecida Viggiani-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3533-169Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1432728078910527pt_BR
dc.contributor.referee1Baumann, Ana Paula Purcina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1149-3504pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9177546698909491pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo, Rosa Monteiro-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9494-0359pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4340581249924621pt_BR
dc.contributor.referee3Lambach, Marcelo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7168-5498pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1982143039494456pt_BR
dc.contributor.referee4Bicudo, Maria Aparecida Viggiani-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-3533-169Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1432728078910527pt_BR
dc.contributor.referee5Panossian, Maria Lucia-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-5847-4485pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3750368511104051pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoprofessoresmatematicafenomenologia.pdf12,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaoprofessoresmatematicafenomenologia_produto.pdf41,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons