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dc.creatorBarros, Diomara Martins Reigato-
dc.date.accessioned2018-06-12T17:53:40Z-
dc.date.available2018-06-12T17:53:40Z-
dc.date.issued2017-01-23-
dc.identifier.citationBARROS, Diomara Martins Reigato. A utilização de histórias em quadrinhos na especificação de requisitos de software. 2017. 203 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3224-
dc.description.abstractSome of the greatest challenges for Software requirements elicitation are related with the identification of what is needed to be developed and with the understanding of the organization business rules. Within this context, this work aims to propose the use of comics in the methodology of requirements specification. A method of scenario simulation has been proposed through the use of comics, in which a language needs to be defined for requirements specification and, in the sequence, it is possible to document requirements using the defined language. Two pilot experiments were applied to Systems Analysts, Requirements Engineers and Developers of two companies, with the purpose of making them to develop a comic book to map a business process within their work environment. These professionals answered a questionnaire, analyzing the developed comics. After analyzing these two experiments, it was decided to establish a Guide for Comics to help people create stories. In a third experiment the author specified requirements of some software through a HQ. The HQ was created according to the guideline for creation of HQs and based on the Grammar established for the language of the HQs. This experiment was applied to 77 participants, in order to verify the understanding of a HQ. A final experiment was applied with senior students of the Computer Science course, in order to get them to create a comic book by specifying software requirements, this HQ should be created based on the Grammar for Comics and according to the Guide. The results of all these experiments were evaluated in a positive way, proving that the use of comics facilitates the identification of details in the processes of specification of requirements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectSoftware de comunicaçãopt_BR
dc.subjectComic books, strips, etc., in educationpt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectCommunication softwarept_BR
dc.titleA utilização de histórias em quadrinhos na especificação de requisitos de softwarept_BR
dc.title.alternativeThe use of comic books in the software requirements specificationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAlguns dos principais problemas na especificação de requisitos de um sistema estão relacionados com a identificação do que é necessário ser desenvolvido e com o entendimento das regras de negócio da empresa. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo propor a utilização de histórias em quadrinhos na metodologia de especificação de requisitos. Propôs-se um método de simulação de cenários por meio da utilização de histórias em quadrinhos, no qual é preciso definir uma linguagem para especificação de requisitos e, na sequência, é possível documentar requisitos utilizando a linguagem definida. Dois experimentos-piloto foram aplicados para Analistas de Sistemas, Engenheiros de Requisitos e Desenvolvedores de duas empresas, com o propósito de levá-los a desenvolver uma história em quadrinhos para mapear um processo de negócio dentro do seu ambiente de trabalho. Esses profissionais responderam a um questionário, analisando as histórias em quadrinhos desenvolvidas. Após análise desses dois experimentos, decidiu-se estabelecer um Guia Norteador para histórias em quadrinhos para auxiliar as pessoas na criação das histórias. Em um terceiro experimento a autora especificou requisitos de um software por meio de uma HQ. A HQ foi criada de acordo com o Guia norteador para criação de HQs e baseada na Gramática estabelecida para a linguagem das HQs. Este experimento foi aplicado para 77 participantes, com o propósito de verificar o entendimento de uma HQ. Um experimento final foi aplicado com alunos do quarto ano do curso de Ciência da Computação, com o objetivo de levá-los a criar uma História em quadrinhos especificando requisitos de um software, essa HQ deveria ser criada baseada na Gramática para HQs e de acordo com o Guia norteador. Os resultados de todos esses experimentos foram avaliados de forma positiva, comprovando, que o uso de histórias em quadrinhos facilita a identificação de detalhes nos processos de especificação de requisitos.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9170673778458987pt_BR
dc.contributor.advisor1Fabri, José Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1834856723867705pt_BR
dc.contributor.referee1Fabri, José Augusto-
dc.contributor.referee2Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro-
dc.contributor.referee3Camolesi, Almir Rogério-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
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