Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Garcia, Megui Samara dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T17:06:10Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T17:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Megui Samara dos Santos. Racionalização de recursos hídricos: sequência didática para o ensino de ciências da natureza. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32202 | - |
dc.description.abstract | Given the importance of didactic plans that explore the theme of Water Resources with active methodologies, this project aims to present a didactic proposal as an educational product created through an Investigative Teaching Sequence (SEI) with the theme of Water Resources, which emphasizes the importance of reuse and conservation of one of the most important existing natural resources for the survival of life on planet earth. The construction of this educational product was based on the perspective of Teaching by Investigation, in which, the insertion of the investigative practice in the teaching of Natural Sciences favors the student's learning process, allowing the students to carry out actions that are close to the scientific practice, elaborating hypotheses based on their previous knowledge, giving them the autonomy to think and develop their own critical thinking. In addition to the opportunity to create hypotheses, students will be able to carry out investigations to find solutions or answers to any proposed situation. The educational product was produced through three moments, namely problematization, resolution and systematization of knowledge, in which each moment was divided between problematization, contextualization, investigation, resolution, systematization and evaluation. This proposal is shown as a product that favors a more effective learning in accordance with current research in the area of teaching Natural Sciences, enabling the critical and reflective development of the student | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Água - Reuso | pt_BR |
dc.subject | Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | Active learning | pt_BR |
dc.subject | Water reuse | pt_BR |
dc.subject | Recycling (Waste, etc.) | pt_BR |
dc.title | Racionalização de recursos hídricos: sequência didática para o ensino de ciências da natureza | pt_BR |
dc.title.alternative | Rationalization of water resources: didactic sequence for teaching natural sciences | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Visto a importância de planejamentos didáticos que explorem sobre o tema de Recursos Hídricos com metodologias ativas, este projeto tem como objetivo apresentar uma proposta didática como produto educacional criado através de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com o tema Recursos Hídricos, que salienta a importância do reuso e da conservação de um dos recursos naturais existentes mais importante para sobrevivência da vida no planeta terra. A construção deste produto educacional foi baseada na perspectiva do Ensino por Investigação, no qual, a inserção da prática investigativa no ensino de Ciências da Natureza favorece o processo de aprendizagem do aluno, possibilitando que os alunos realizem ações que se aproximam ao fazer científico, elaborando hipóteses a partir de seus conhecimentos prévios, dando-lhes a autonomia de pensar e desenvolver seu próprio pensamento crítico. Além da oportunidade criar hipóteses, os alunos poderão realizar investigações para encontrar soluções ou respostas de qualquer situação proposta. O produto educacional foi produzido através de três momentos, sendo a problematização, resolução e a sistematização do conhecimento, em que cada momento foi dividido entre a problematização, contextualização, investigação, resolução, sistematização e avaliação. Esta proposta se mostra como um produto que favorece um aprendizado mais eficaz em acordo com as pesquisas atuais na área de ensino das Ciências da Natureza, possibilitando o desenvolvimento crítico e reflexivo do estudante | pt_BR |
dc.degree.local | Santa Helena | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Helena | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ozelame, Diego Machado | - |
dc.contributor.referee1 | Ozelame, Diego Machado | - |
dc.contributor.referee2 | Schneider, Eduarda Maria | - |
dc.contributor.referee3 | Fujii, Rosangela Araujo Xavier | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
racionalizacaorecursoshidricos.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons