Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbram, Fabrício Luiz Pimentel-
dc.creatorAgulham, Matheus Pulner-
dc.date.accessioned2023-08-24T18:30:45Z-
dc.date.available2023-08-24T18:30:45Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.citationABRAM, Fabrício Luiz Pimentel; AGULHAM, Matheus Pulner. Avaliação de metodologias e ferramentas de empreendedorismo na criação de uma startup de marketplace. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32190-
dc.description.abstractThe startup concept has been highlighted in Brazil and in the world with the development of companies that revolutionize the market through technology, with a replicable and scalable business model. Despite this growth, there are several difficulties faced by entrepreneurs who seek to create this type of company in the Brazilian environment, causing many of these businesses to close down in their early years. For this reason, this paper aims to evaluate the application of methodologies and tools of entrepreneurship and startups in the creation of a marketplace startup, which can assist in the creation of new businesses in the Brazilian environment. For the structuring of this paper, methodologies used in startups, such as Lean Startup and Scrum, were analyzed and applied, and, through such methodologies, a marketplace startup was developed inserted in the beauty market. In the development, several entrepreneurship tools were applied and analyzed, such as Business Model Canvas and Lean Canvas, the market study, the creation of a persona and benchmarking research. The results obtained from the analysis of these methodologies and tools were synthesized and arranged in a table, in which individual evaluations were made, as well as the reasons why some tools were used or not. One of the evaluations made was to select the Lean Canvas instead of the Business Model Canvas, since the first adds more value in innovative models such as startups. In this way, the development of both the paper and the startup had positive results and highlighted the importance of the applicability of such tools and methodologies for the entrepreneurs to be able to mitigate the risks in the creation of startups, as well as in the consolidation of these companies in the market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMetodologia - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectEmpresas novaspt_BR
dc.subjectScrum (Desenvolvimento de software)pt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectMethodology - Evaluationpt_BR
dc.subjectElectronic commercept_BR
dc.subjectNew business enterprisespt_BR
dc.subjectScrum (Computer software development)pt_BR
dc.titleAvaliação de metodologias e ferramentas de empreendedorismo na criação de uma startup de marketplacept_BR
dc.title.alternativeEvaluation of entrepreneurship methodologies and tools in the creation of a marketplace startuppt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO conceito de startup vem ganhando destaque no Brasil e no mundo com o desenvolvimento de empresas que revolucionam o mercado por meio da tecnologia, com um modelo de negócios replicável e escalável. Apesar desse crescimento, diversas são as dificuldades enfrentadas por empreendedores que buscam criar esse tipo de empresa no ambiente brasileiro, fazendo com que muitos desses negócios encerrem as atividades ainda nos primeiros anos de vida. Por esse motivo, este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicação de metodologias e ferramentas de empreendedorismo e de startups na criação de uma startup de marketplace, que poderão auxiliar na criação de novos negócios no ambiente brasileiro. Para a estruturação do trabalho, foram analisadas e aplicadas metodologias empregadas em startups, como Lean Startup e Scrum, e, por meio de tais metodologias, foi desenvolvida uma startup de marketplace inserida no mercado de beleza. No desenvolvimento, foram aplicadas e analisadas diversas ferramentas de empreendedorismo, como Business Model Canvas e Lean Canvas, o estudo de mercado, a criação de uma persona e pesquisas de benchmarking. Os resultados obtidos a partir da análise dessas metodologias e ferramentas foram sintetizados e dispostos em um quadro, no qual avaliações individuais foram realizadas, bem como os motivos pelos quais algumas ferramentas foram utilizadas ou preteridas. Uma das avaliações feitas foi selecionar o quadro do Lean Canvas ao invés do Business Model Canvas, visto que o primeiro agrega mais valor em modelos inovadores como startups. Dessa forma, o desenvolvimento tanto do trabalho como da startup tiveram resultados positivos e evidenciaram a importância da aplicabilidade de tais ferramentas e metodologias para que empreendedores consigam mitigar os riscos na criação de startups, bem como na consolidação dessas empresas no mercado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Okoshi, Cleina Yayoe-
dc.contributor.referee1Okoshi, Cleina Yayoe-
dc.contributor.referee2Labiak Junior, Silvestre-
dc.contributor.referee3Dergint, Dario Eduardo Amaral-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaometodologiasferramentasempreendedorismo.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons