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dc.creatorSantos Junior, Milton Francisco dos-
dc.date.accessioned2023-08-11T20:52:56Z-
dc.date.available2023-08-11T20:52:56Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationSANTOS JUNIOR, Milton Francisco dos. Viabilidade conceitual da redução de emissões na ilha de Fernando de Noronha (PE) com o uso de bugues elétricos desenvolvidos com tecnologia brasileira combinados com a geração distribuída solar fotovoltaica. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32056-
dc.description.abstractThe central theme of the present dissertation is the reducing emissions conceptual feasibility on the Fernando de Noronha’s Island, based on the replacement of the current combustion dune buggies used in tourism activities by purely electric dune buggies (Battery Electric Vehicles – BEVs) developed with Brazilian technology, whose technological innovation is considered adherent to the issues of Sustainability and territorial development. It aims to characterize the industrialization of all-electric dune buggies with technology dominated in Brazil compared to the Sustainable Development Goals (SDGs), which highlights the need for a Territoriality approach together with the issue of Sustainability. It briefly addresses the concepts of Sustainability and Territoriality related to the central theme, as well as presents a summary of the main information about the startup founded by the author to put into practice the idea and enable the industrialization of all-electric dune buggies with Brazilian technology. As for its nature, it is applied research. A qualitative research approach is used, with bibliographic and documentary research procedures, with the purposes of descriptive research. The conclusion of the research shows a significant potential reduction in emissions in the Fernando de Noronha’ Island tourist activities and can achieve a reduction greater than 2 tCO2e/year/buggy (two tons of carbon dioxide equivalent per year, per buggy) only with the transition to electric motorization of vehicles traditionally used on site for ecotourism activities combined with photovoltaic solar Distributed Generation (DG). It also concludes that the area required to produce photovoltaic solar electricity for each all-electric dune buggy runs 70 km/day in Fernando de Noronha is only 12.9 m², which is almost twice the area of the vehicle itself (6.65 m²), which is compatible with the concept of Distributed Generation (GD). The result of this research may contribute to a possible promotion to the development of Brazilian technological projects, through industrial processes widely dominated in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectVeículos elétricos - Fernando de Noronha, Arquipélago (PE)pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectTecnologia - Brasilpt_BR
dc.subjectAutomóveis - Motores - Gás de exaustão - Fernando de Noronha, Arquipélago (PE)pt_BR
dc.subjectEstudos de viabilidadept_BR
dc.subjectGeração de energia fotovoltaicapt_BR
dc.subjectRedução de gases do efeito estufapt_BR
dc.subjectElectric vehicles - Fernando de Noronha (Brazil)pt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectTechnology - Brazilpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Motors - Exhaust gas - Fernando de Noronha (Brazil)pt_BR
dc.subjectFeasibility studiespt_BR
dc.subjectPhotovoltaic power generationpt_BR
dc.subjectGreenhouse gas mitigationpt_BR
dc.titleViabilidade conceitual da redução de emissões na ilha de Fernando de Noronha (PE) com o uso de bugues elétricos desenvolvidos com tecnologia brasileira combinados com a geração distribuída solar fotovoltaicapt_BR
dc.title.alternativeFernando de Noronha’s island (PE) reducing emissions conceptual feasibility using all-electric dune buggies developed with brazilian technology combined with photovoltaic solar distributed generationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como tema central a viabilidade conceitual da redução de emissões na ilha de Fernando de Noronha, com base na substituição dos atuais bugues à combustão utilizados em atividades turísticas por bugues puramente elétricos (Battery Electric Vehicles – BEVs) desenvolvidos com tecnologia brasileira, cuja inovação tecnológica é considerada aderente às questões de Sustentabilidade e de desenvolvimento territorial. Tem como objetivo caracterizar a industrialização dos bugues elétricos com tecnologia dominada no Brasil frente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que evidencia a necessidade de uma abordagem de Territorialidade conjuntamente com a questão da Sustentabilidade. Aborda brevemente os conceitos de Sustentabilidade e de Territorialidade ligadas ao tema central, bem como apresenta um resumo das principais informações sobre a startup fundada pelo autor para colocar em prática a ideia e viabilizar a industrialização dos bugues elétricos com tecnologia brasileira. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada. É utilizada a forma de abordagem de pesquisa qualitativa, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, com propósitos de uma pesquisa descritiva. A conclusão da pesquisa evidencia uma significativa potencial redução de emissões nas atividades turísticas da ilha de Fernando de Noronha, podendo-se alcançar uma redução maior do que 2 tCO2e/ano/bugue (duas toneladas de dióxido de carbono equivalente por ano, por bugue) apenas com a transição para motorização elétrica dos veículos tradicionalmente utilizados no local em atividades ligadas ao ecoturismo combinados com a Geração Distribuída (GD) solar fotovoltaica. Também conclui que a área necessária para a produção de eletricidade solar fotovoltaica para cada bugue elétrico rodar 70 km/dia em Fernando de Noronha é de apenas 12,9 m², que é praticamente o dobro da área do próprio veículo (6,65 m²), o que é compatível com o conceito de Geração Distribuída (GD). O resultado desta pesquisa pode contribuir para um eventual fomento ao desenvolvimento de projetos brasileiros de desenvolvimento tecnológico, por meio de processos industriais amplamente dominados no Brasil.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632430936527719pt_BR
dc.contributor.advisor1Casagrande Junior, Eloy Fassi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8411-2135pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353762351277382pt_BR
dc.contributor.referee1Casagrande Junior, Eloy Fassi-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8411-2135pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353762351277382pt_BR
dc.contributor.referee2Urbanetz Junior, Jair-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9355-1730pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654512569280452pt_BR
dc.contributor.referee3Raimundo, Rodrigo César-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0014-4613pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6762537560278082pt_BR
dc.contributor.referee4Labiak Junior, Silvestre-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-5336-6223pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5739819800762533pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIApt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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