Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVianna, Juliana da Rosa Maia Ressetti-
dc.date.accessioned2023-08-10T21:38:38Z-
dc.date.available2023-08-10T21:38:38Z-
dc.date.issued2023-04-18-
dc.identifier.citationVIANNA, Juliana da Rosa Maia Ressetti. Influenciadores digitais e branquitude: um estudo de caso sobre as motivações e formas de abordar a branquitude nas plataformas digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32051-
dc.description.abstractThis dissertation supports the argument that white influencers are privileged in the digital environment, as they achieve greater engagement on social networks and obtain more professional projects and recognition than non-white influencers. However, despite the relevance of the subject, it was found that studies on whiteness in digital media are still incipient. Thus, the present research was justified by the possibility of contributing to the formation of a body of studies on the subject of whiteness in organizations, especially whiteness in Brazil and in digital organizations, in the areas of Administration and Organizational Studies. In addition, the possibility of highlighting factors that could motivate other white people to use their reach to touch on issues relevant to society, such as whiteness and racism, and the possibility of the researcher’s intellectual deepening, as a white woman studying whiteness, served as a justification for the studies. In this context, the general objective of the research was to analyze the possible tensions between the motivations of the digital influencer Maria Bopp to create her character Blogueirinha do Fim do Mundo and the reactions of her followers to this type of approach. The specific objectives sought to identify Maria Bopp’s possible motivations for creating that character, to analyze the ways in which the influencer approaches racial and white themes, as well as to analyze the characteristics of her followers’ comments on Instagram. To find out how this occurs, a case study was developed, with a mixed or pragmatic approach, and the data were analyzed using the content analysis method. At the end of the research, it was found that it is not possible to state that the videos of Blogueirinha do Fim do Mundo provide some concrete change in the racial structure or in the white privileges addressed by the literature. On the contrary, the data showed that the content of the aforementioned videos maintains white hegemony and the privileges of whiteness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectBrancos - Identidade racialpt_BR
dc.subjectRacismo - Redes sociaispt_BR
dc.subjectPersonalidades da internetpt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectUsuários da Internetpt_BR
dc.subjectRelações raciais - Brasilpt_BR
dc.subjectWhite people - Race identitypt_BR
dc.subjectRacism - Social networkspt_BR
dc.subjectInternet personalitiespt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectInternet userspt_BR
dc.subjectRace relations - Brazilpt_BR
dc.titleInfluenciadores digitais e branquitude: um estudo de caso sobre as motivações e formas de abordar a branquitude nas plataformas digitaispt_BR
dc.title.alternativeDigital influencers and whiteness: a case study on the motivations and ways to approach whiteness on digital platformspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação sustenta o argumento de que influenciadoras e influenciadores brancos são privilegiados no meio digital, pois conseguem maior engajamento nas redes sociais e obtém mais projetos profissionais e reconhecimento que influenciadoras e influenciadores não brancos. No entanto, em que pese a relevância do assunto, verificou-se que estudos sobre branquitude nos meios digitais ainda são incipientes. Dessa forma, a presente pesquisa se justificou pela possibilidade de contribuir para a formação de um corpo de estudos sobre o tema da branquitude nas organizações, sobretudo a branquitude no Brasil e em organizações digitais, nas áreas de Administração e Estudos Organizacionais. Além disso, a possibilidade de evidenciar fatores que pudessem motivar outras pessoas brancas a utilizarem seu alcance para tangenciar temas relevantes para a sociedade como branquitude e racismo e a possibilidade de aprofundamento intelectual da pesquisadora, enquanto mulher branca estudando branquitude, serviram como justificativa para os estudos. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi realizar uma análise crítica das motivações e da categoria Branquitude a partir das postagens da personagem Blogueirinha do Fim do Mundo e das reações dos seus seguidores a estas abordagens no Youtube e Instagram. Os objetivos específicos buscaram identificar quais as possíveis motivações da Maria Bopp para criar a referida personagem, analisar as formas como a influenciadora aborda as temáticas raciais e da branquitude, bem como analisar as características dos comentários dos seus seguidores no Instagram. Para averiguar como isso ocorre, desenvolveu-se um estudo de caso, com abordagem mista ou pragmática, e o e os dados foram analisados com a utilização do método de análise de conteúdo. Ao final da pesquisa, constatou-se que não é possível afirmar que os vídeos da Blogueirinha do Fim do Mundo propiciem alguma alteração concreta na estrutura racial ou nos privilégios da branquitude abordados pela literatura. Pelo contrário, os dados evidenciaram que o conteúdo dos referidos vídeos proporciona a manutenção da hegemonia branca e dos privilégios da branquitude.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0320-4725pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6013242469587418pt_BR
dc.contributor.advisor1Meneghetti, Francis Kanashiro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0327-2872pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8238451312475074pt_BR
dc.contributor.referee1Meneghetti, Francis Kanashiro-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0327-2872pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8238451312475074pt_BR
dc.contributor.referee2Pezarico, Giovanna-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5576-6685pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2031390761559720pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Josiane Silva de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7085-8921pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2439136270325511pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.capesAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
influenciadoresbranquitudeplataformasdigitais.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons