Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31855
Título: Interseções entre arte e tecnologia: prática e recurso educacional aberto em cursos de graduação em computação
Título(s) alternativo(s): Intersections between art and technology: practice and open educational resource in undergraduate computer courses
Autor(es): Maques, Ana Paula de Souza
Orientador(es): Amaral, Marília Abrahão
Palavras-chave: Arte e tecnologia
Recursos educacionais abertos
Educação aberta
NFTs (Tokens)
Art and technology
Open educational resources
Open learning
Data do documento: 2-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARQUES, Ana Paula de Souza. Interseções entre arte e tecnologia: prática e recurso educacional aberto em cursos de graduação em computação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação trouxeram inúmeras mudanças para diversas esferas da sociedade, que demandam uma visão crítica ao que essas tecnologias trazem de informação e conhecimento. O objetivo geral desta pesquisa é sistematizar, produzir e compartilhar um Recurso Educacional Aberto de forma a apresentar conceitos de Arte e Tecnologia no processo de uma formação crítica de estudantes da área de computação. Dessa forma, propõe-se práticas em que os discentes possam expressar suas ideias sobre o uso de artefatos digitais computacionais. As práticas sugeridas seguem o modelo de Práticas Educacionais Abertas e devem se consolidar em um Recurso Educacional Aberto que possibilita que outras pessoas de outras áreas do conhecimento, façam seu uso, adaptações, modificações e compartilhamento de forma a permitir um ciclo de vida sustentável de recursos educacionais. As práticas pedagógicas buscam seguir um método dialógico de ensino dialogando com os pensamentos de Freire e hooks de uma pedagogia crítica e engajada. O tema é delimitado dentro da arte de novas mídias, por estar na interseção entre arte e tecnologia, e aborda especificamente sobre os conceitos de Internet Arte, Arte Pós-Internet e Arte Digital utilizando NFTs (tokens não fungíveis).
Abstract: Information and Communication Technologies have brought numerous changes to various spheres of society, which demand a critical view of what it brings in terms of information and knowledge. This research’s general objective is to produce and share an Open Educational Resource in order to present concepts of Art and Technology in the process of critical education in the area of undergraduate students in computing. Thus, it is proposed that students can express their ideas about the use of computational digital artifacts. The suggested practices follow the Open Educational Practices model and should be consolidated into an Open Educational Resource that allows other people from other areas of knowledge to use, adapt, modify and share it in order to allow a sustainable life cycle of educational resources. The pedagogical practices seek to follow a dialogic teaching method fitting with Freire and hooks’ ideas of a critical and engaged pedagogy. The theme is delimited inside the art of new media, because it is in the interaction between art and technology, and specifically about the concepts of Internet Art and Post-Internet Art and Digital Art using NFTs (non-fungible tokens).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31855
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
intersecoesartetecnologiagraduacao.pdf3,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons