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dc.creatorPaludo, Assis Pedro Machado-
dc.date.accessioned2023-07-18T14:28:41Z-
dc.date.available2023-07-18T14:28:41Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.identifier.citationPALUDO, Assis Pedro Machado. Aceitação de tomates orgânicos por consumidores de alimentos orgânicos e convencionais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31786-
dc.description.abstractConsumers of organic tomatoes are becoming increasingly demanding when selecting fruits for consumption. Sensory analysis is an important tool aimed at improving market conditions by identifying key attributes to enhance their acceptance. The present study aimed to evaluate the sensory profile and acceptability of fruits from different varieties of table tomatoes produced under organic management. The research was conducted using the Preferred Attribute Elicitation (PAE) methodology, with a test applied to 75 volunteers, including 24 consumers who habitually consume organic tomatoes and 51 consumers who typically consume conventional tomatoes. The fruits were obtained from a greenhouse at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Pato Branco Campus. Seven varieties were used, including four lines obtained from the tomato breeding program at UTFPR (UTFTo1726, UTFTo1717, UTFTo1718, and UTFTo1729), as well as three commercial varieties: AL (Alambra), GA (Gaucho), and GBT-16 (Genetic Bank Tomato - 16). The data from the PAE acceptance test phase were subjected to two-way ANOVA (formulations and judges), and differences between formulations were analyzed using the Tukey’s mean comparison test. The attribute data from the PAE phase were evaluated using Generalized Procrustes Analysis (GPA). In both tests, for both organic and conventional food consumers, the odor characteristic did not differ significantly. The fruits of UTFTo1718 and UTFTo1729 showed higher acceptance among organic consumers. For conventional food consumers, the UTFTo1717 variety showed higher acceptance. Regarding the GBT-16 variety, it had the lowest acceptance among both organic and conventional food consumers. The results of this study can guide future breeding programs and contribute to the sensory recognition of the organic tomato consumer market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAlimentos naturaispt_BR
dc.subjectAlimentos - Avaliação sensorialpt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.subjectTomatept_BR
dc.subjectNatural foodspt_BR
dc.subjectFood - Sensory evaluationpt_BR
dc.subjectConsumerspt_BR
dc.subjectTomatoespt_BR
dc.titleAceitação de tomates orgânicos por consumidores de alimentos orgânicos e convencionaispt_BR
dc.title.alternativeAcceptance of organic tomatoes by organic and conventional food consumerspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs consumidores de tomates orgânicos estão se tornado cada vez mais exigentes na seleção dos frutos para consumo. A análise sensorial, é uma ferramenta importante visando a melhoria para as condições de mercado, esta, tem por objetivo de levantar atributos importantes para melhorar sua aceitação. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o perfil sensorial e a aceitabilidade dos frutos de variedades de tomate de mesa produzidos sob manejo orgânico. A pesquisa foi realizada por meio da metodologia de Elicitação de Atributos Preferidos (EAP), o teste foi aplicado com 75 voluntários, destes, 24 consumidores que possuem o hábito de consumir tomates orgânicos e 51 consumidores que habitualmente consomem tomates convencionais. Os frutos obtidos foram produzidos em estufa, na Universidade Tecnologia Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. Foram utilizadas 7 variedades, sendo 4 linhagens obtidas do programa de melhoramento de tomateiro da UTFPR, UTFTo1726, UTFTo1717, UTFTo1718 e UTFTo1729; e 3 variedades comerciais AL (Alambra), GA (Gaucho) e GBT-16 (Genetic Bank Tomato-16). Os dados do EAP da etapa do teste de aceitação, foram submetidos a ANOVA de duas vias (formulações e juízes) e as diferenças entre as formulações pelo teste de média tukey. A etapa de levantamentos de atributos do EAP foi avaliada usando a Análise de Procrustes Generalizada (GPA). Nos dois testes, tanto para consumidores de alimentos orgânicos e convencionais, a característica odor não diferiu significantemente. Os frutos de UTFTo1718 e UTFTo1729 apresentaram maior aceitação entre os consumidores de orgânicos. Para consumidores de alimentos convencionais a variedade UTFTo1717 apresentou maior aceitação. No que diz respeito a variedade GBT-16, para os consumidores de alimentos orgânicos e convencionais, apresentou a menor aceitação.Os resultados desse trabalho podem nortear programas de melhoramento futuros, assim como auxiliar no reconhecimento sensorial do mercado consumidor de tomates orgânicos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Vargas, Thiago de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Daltoé, Marina Leite Mitterer-
dc.contributor.referee1Vargas, Thiago de Olveira-
dc.contributor.referee2Daltoé, Marina Leite Mitterer-
dc.contributor.referee3Santos, Matheus Hermann dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ciências Agráriaspt_BR
dc.publisher.programAgronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
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