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dc.creatorBarbosa, Isadora Polvani-
dc.date.accessioned2023-07-06T17:31:44Z-
dc.date.available2023-07-06T17:31:44Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationBARBOSA, Isadora Polvani. Ensino por competências: a autorregulação como instrumento de avaliação da aprendizagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31696-
dc.description.abstractThe present work is qualitative research and is based on the documentary research method. Its objective was to investigate about teaching by competences and its impacts on the learning assessment process. From this perspective, in the development of competency­based assessment, student protagonist can also be translated into self­regulation. Rosário et al. (2002; 2005) state that students with difficulties in their self­regulation process can be taught through interventions aimed at developing and strengthening the skills and attributes necessary to invoke learning strategies and employ them by themselves. Thus, for the development of this research, we sought to carry out a document analysis on the notion of competence presented in the BNCC and the notion of competences following the assumptions of Scallon (2015), in addition to presenting suggestions for self­regulation tools for learning as an instrument.evaluation of autonomypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação baseada na competênciapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectCompetency based educationpt_BR
dc.subjectDidaticspt_BR
dc.titleEnsino por competências: a autorregulação como instrumento de avaliação da aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeTeaching by competences: self-regulation as a learning assessment intrumentpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata­-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e pauta­-se no método de pesquisa documental. Teve como objetivo investigar sobre o ensino por competências e seus impactos no processo de avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, no desenvolvimento da avaliação por competências, o protagonismo estudantil também pode ser traduzido pela autorregulação. Rosário et al. (2002b; 2005) afirmam que os alunos com dificuldades em seu processo de autorregulação podem ser ensinados por meio de intervenções voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento das competências e dos atributos necessários para invocar as estratégias de aprendizagem e empregá-­las por si mesmo. Assim, para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscou­-se realizar uma análise sobre a noção de competência apresentada na BNCC e a noção de competências seguindo os pressupostos de Scallon (2015), além de apresentar sugestões de ferramentas de autorregulação da aprendizagem como um instrumento avaliativo de autonomia no ensino médio.pt_BR
dc.degree.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Roseli Gall do-
dc.contributor.referee1Amaral, Roseli Gall do-
dc.contributor.referee2Rivelini, Angélica Cristina-
dc.contributor.referee3Suart Júnior, José Bento-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
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