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dc.creatorOdebrecht, Edmundo Henrique Fassulla-
dc.date.accessioned2023-07-04T20:35:00Z-
dc.date.available2023-07-04T20:35:00Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.identifier.citationODEBRECHT, Edmundo Henrique Fassulla. Projeto de um sistema de freio aplicado a um veículo Baja SAE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31675-
dc.description.abstractThis work presents the design of a brake system developed for a Baja vehicle, which intends to contemplate the competition rules, obtain a good response and braking distribution, simplicity of manufacture, assembly and maintenance, reduced cost and mass, in addition to resisting with security to expected efforts. With this intention, a bibliographic review was carried out, listing the requirements of the regulation, concepts of vehicle dynamics and characteristics of automotive hydraulic brake system components. From the references and experience obtained in the extension project, commercial brake calipers and master cylinder were selected, seen as the most adequate for this project. The diameters of the brake discs were determined. The brake pedal and a support for it and the master cylinder were modeled. In order to define a resistant and light geometry, a structural static simulation and topology optimization of the pedal body were carried out in order to resist a force of 2000 N. In addition, a volumetric analysis of the brake fluid quantity was carried out, which is rarely considered in similar works. The obtained set was discussed, which is theoretically capable of locking both axles on a paved road with an application force lesser than 445 N. The total cost of the system was estimated at R$ 1300.00 without adjustable proportionality valve and R$ 1540.00 with the system refinement device. Finally, some recommendations for future work were made.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectFreios hidráulicospt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectVeículos off-roadpt_BR
dc.subjectHydraulic brakespt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.subjectOff-road vehiclespt_BR
dc.titleProjeto de um sistema de freio aplicado a um veículo Baja SAEpt_BR
dc.title.alternativeBraking system design applied to a Baja SAE vehiclept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o projeto de um sistema de freio voltado a um veículo Baja, que visa contemplar as normas da competição, obter uma boa resposta e distribuição de frenagem, simplicidade de fabricação, montagem e manutenção, custo e massa reduzidos, além de resistir com segurança aos esforços esperados. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, elencando os requisitos do regulamento, conceitos de dinâmica veicular e características dos componentes de um sistema de freio hidráulico automotivo. A partir das referências e experiência obtida no projeto de extensão, selecionou-se pinças de freio e cilindro mestre de modelos comerciais, vistos como os mais adequados para o projeto, determinou-se os diâmetros dos discos de freio e modelou-se o pedal de freio e um suporte para este e o cilindro mestre. A fim de definir uma geometria resistente e leve, efetuou-se uma simulação estática estrutural e otimização topológica do corpo do pedal a fim de resistir a uma força de 2000 N. Além disso, realizou-se uma análise volumétrica da quantidade de fluido de freio, poucas vezes considerada em trabalhos similares. Discorreu-se sobre o conjunto obtido, que através dos cálculos é capaz de travar ambos os eixos em via pavimentada com uma força de aplicação inferior a 445 N. O custo total do sistema foi estimado em R$ 1300,00 sem válvula de proporcionalidade regulável e R$ 1540,00 com o dispositivo para o refinamento do sistema. Por fim, realizou-se algumas recomendações para trabalhos futuros.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee2Lombardi Neto, Amadeu-
dc.contributor.referee3Michels, Roger Nabeyama-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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