Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Jonathan José Alupe-
dc.date.accessioned2023-07-04T18:39:56Z-
dc.date.available2023-07-04T18:39:56Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.citationALVES, Jonathan José Alupe. Tecnologia na primeira infância: constituição de uma nova inter-relação. Sequências didáticas-pedagógicas para uso de tecnologias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31672-
dc.description.abstractTechnology constitutes itself in the present and the future. Education as a system of representation and reproduction of society must provide access to the various forms of dissemination of technologies, starting with early childhood education, allowing for a redefinition of its modes of use, taking into account a childhood that emerges in the midst of a so-called society. digital. Given this new paradigm, the presence of technology in the school environment is able to reconfigure the teaching-learning process, enabling new ways of learning, developing skills and competences. Since the incorporation of technology in teaching practices, for the most part, is still not satisfactory, it is necessary to create and create methods or technical efficiency, such as the execution of a didactic-pedagogical sequence for the use of technology. This educational procedure can provide the overcoming of difficulties, approach and use of technologies. As a technical procedure, a bibliographic review research was carried out, with an exploratory nature, in order to gather information on the topic of the work, organizing and systematizing them. Books, scientific articles, laws, guiding documents and theses were used. Reading, notes and records were also present in the construction of the work. Throughout the studies, it was possible to establish relationships between technology, childhood, teachers, education, public policies and methodologies. As the final product of this course conclusion work, didactic-pedagogical sequences for the use of technologies in Early Childhood Education were selected. It is expected that the same, can be applied in the future in the series of the first stage of Public Education of two institutions or validated by specialists. The use of technology in education promotes quality in teaching and learning. As an adaptation and insertion of technology into pedagogical practices is necessary, the application of a pedagogical sequence guarantees their effectiveness and appropriation in a critical, planned and intentional manner.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectDidaticspt_BR
dc.titleTecnologia na primeira infância: Constituição de uma nova inter-relação. Sequências didáticas-pedagógicas para uso de tecnologiaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA tecnologia constitui-se no presente e futuro. A educação enquanto sistema de representação e reprodução da sociedade, deve proporcionar acesso às várias formas de disseminação de tecnologias, a começar pela Educação Infantil, permitindo uma ressignificação em seus modos de utilização, levando em consideração uma infância que emerge em meio a uma sociedade dita digital. Diante a este novo paradigma, a presença de tecnologia no ambiente escolar é capaz de reconfigurar o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando novas formas de aprender, desenvolvendo habilidades e competências. Visto que a incorporação de tecnologia nas práticas docentes, em sua maioria, ainda não é algo satisfatório, precisa-se da criação e estabelecimento de metodologias ou estratégias eficientes, como a execução de uma sequência didática-pedagógica para uso de tecnologia. Este procedimento educacional pode proporcionar a superação de dificuldades, aproximação e uso de tecnologias. Como procedimento técnico foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica, de caráter exploratório, a fim de levantar informações sobre o tema do trabalho, organizando-as e sistematizando as mesmas. Foram usados livros, artigos científicos, leis, documentos orientadores e teses. A leitura, apontamentos e fichamentos tamb´em estiveram presentes na construção do trabalho. Ao longo dos estudos foi possível estabelecer relações entre tecnologia, infância, docentes, educação, políticas públicas e metodologias. Como produto final deste trabalho de conclusão de curso, sequências didáticas-pedagógicas para uso de tecnologias na Educação Infantil foram apresentadas. Espera-se que as mesmas, possam ser futuramente aplicadas nas séries da primeira etapa da Educação Pública de duas instituições selecionadas ou validada por especialistas. O uso de tecnologia na educação promove a qualidade no ensino e aprendizagem. Sendo necessário uma adaptação e inserção de tecnologia nas práticas pedagógicas, a aplicação de uma sequência pedagógica garante a efetivaçãao e apropriação das mesmas, de maneira crítica, planejada e intencional.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Maici Duarte-
dc.contributor.referee1Ghedini, Cecilia Maria-
dc.contributor.referee2Varela, Paulo Júnior-
dc.contributor.referee3Leite, Maici Duarte-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
infanciatecnologia.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons