Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31644
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bonilha, Alfredo Nicolino | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T21:18:14Z | - |
dc.date.available | 2023-06-30T21:18:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
dc.identifier.citation | BONILHA, Alfredo Nicolino. Dimensionamento e seleção de um turbocompressor para um motor alternativo ciclo Otto em uma aplicação automotiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31644 | - |
dc.description.abstract | For many years turbochargers have been synonymous of high-performance racing prototypes with extraordinary power outputs or enormous Diesel engines, but with the growing demand for higher efficiency vehicles and the advance of this technology, they've become one of the main players in the lightvehicles market over the last few years. The present work had the objective of executing the process of a turbocharger sizing throughout a methodology of calculus and analysis of the efficiency maps of those machines, with an easily understandable and replicable approach as well as a case study. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Motores de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Motores | pt_BR |
dc.subject | Turbocompressores | pt_BR |
dc.subject | Internal combustion engines | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Motors | pt_BR |
dc.subject | Turbochargers | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento e seleção de um turbocompressor para um motor alternativo ciclo Otto em uma aplicação automotiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Turbocharger sizing and selection for an alternative Otto cycle engine in an automotive application | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Durante muitos anos os turbocompressores foram sinônimos apenas de protótipos de competição com exorbitantes números de potência liquida ou motores Diesel de enorme deslocamento cúbico, porém com a crescente demanda por veículos mais eficientes e o avanço da tecnologia, passaram a ser um dos principais expoentes do mercado de veículos leves de passeio nos últimos anos. O presente trabalho teve como objetivo realizar o dimensionamento de um turbocompressor para uma aplicação automotiva propondo uma metodologia de cálculos, análise dos gráficos de eficiência destas máquinas de fluxo e um estudo de caso pertinente, abordando a problemática de uma maneira simples e de fácil reprodução. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza | - |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Michels, Roger Nabeyama | - |
dc.contributor.referee3 | Salvo, Ricardo de Vasconcelos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dimensionamentoturbocompressor.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons