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dc.creatorBonilha, Alfredo Nicolino-
dc.date.accessioned2023-06-30T21:18:14Z-
dc.date.available2023-06-30T21:18:14Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.citationBONILHA, Alfredo Nicolino. Dimensionamento e seleção de um turbocompressor para um motor alternativo ciclo Otto em uma aplicação automotiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31644-
dc.description.abstractFor many years turbochargers have been synonymous of high-performance racing prototypes with extraordinary power outputs or enormous Diesel engines, but with the growing demand for higher efficiency vehicles and the advance of this technology, they've become one of the main players in the lightvehicles market over the last few years. The present work had the objective of executing the process of a turbocharger sizing throughout a methodology of calculus and analysis of the efficiency maps of those machines, with an easily understandable and replicable approach as well as a case study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Motorespt_BR
dc.subjectTurbocompressorespt_BR
dc.subjectInternal combustion enginespt_BR
dc.subjectAutomobiles - Motorspt_BR
dc.subjectTurbochargerspt_BR
dc.titleDimensionamento e seleção de um turbocompressor para um motor alternativo ciclo Otto em uma aplicação automotivapt_BR
dc.title.alternativeTurbocharger sizing and selection for an alternative Otto cycle engine in an automotive applicationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDurante muitos anos os turbocompressores foram sinônimos apenas de protótipos de competição com exorbitantes números de potência liquida ou motores Diesel de enorme deslocamento cúbico, porém com a crescente demanda por veículos mais eficientes e o avanço da tecnologia, passaram a ser um dos principais expoentes do mercado de veículos leves de passeio nos últimos anos. O presente trabalho teve como objetivo realizar o dimensionamento de um turbocompressor para uma aplicação automotiva propondo uma metodologia de cálculos, análise dos gráficos de eficiência destas máquinas de fluxo e um estudo de caso pertinente, abordando a problemática de uma maneira simples e de fácil reprodução.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee2Michels, Roger Nabeyama-
dc.contributor.referee3Salvo, Ricardo de Vasconcelos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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