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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPresser, Rosalina Neves-
dc.creatorSantos, Givan José Ferreira dos-
dc.creatorDutra, Alessandra-
dc.creatorSouza, Florentina Neves-
dc.date.accessioned2023-06-26T21:23:08Z-
dc.date.available2023-06-26T21:23:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPRESSER, Rosalina Neves; SANTOS, Givan José Ferreira dos; DUTRA, Alessandra; SOUZA, Florentina Neves. Letramento jurídico para mulheres privadas de liberdade. Revista Intersaberes, Curitiba, v. 18, n. 1, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/e023tl4003. Acesso em: 26 jun. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn1809-7286pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31617-
dc.description.abstractThis article discusses reading comprehension of legal textual genres by female inmates. This study aims to report and discuss the elaboration and application of an educational product to eight women detained in the Women's Public Prison of Londrina, Paraná. Based on theorists such as Marcuschi (2002), Soares (2012), and Santos (2013), it has been elaborated and used didactic material aiming at the construction of meanings of essential traits of five legal genres. The action research was carried out in five meetings, one per week. The results revealed their understanding of the concept of textual genre and its relationship with the discursive domain. They showed performance in reflective reading and recognized relevant elements of legal genres of immediate interest.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Intersaberespt_BR
dc.relation.urihttps://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/e023tl4003pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectDireito - Documentospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPrisioneiraspt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectLaw - Recordspt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectWomen prisonerspt_BR
dc.titleLetramento jurídico para mulheres privadas de liberdadept_BR
dc.title.alternativeLegal literacy for women deprived of libertypt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoEste artigo discorre sobre a compreensão leitora de gêneros textuais jurídicos por mulheres presas. O objetivo do estudo é relatar e discutir o processo de elaboração e aplicação de um produto educacional, junto a oito mulheres detidas na Cadeia Pública Feminina de Londrina, Paraná. Com base em teóricos como Marcuschi (2002), Soares (2012) e Santos (2013), elaborou-se e utilizou-se um material didático com foco na construção de sentidos de traços essenciais de cinco gêneros jurídicos. A pesquisa-ação foi efetuada em cinco encontros, um por semana. Os resultados revelaram a compreensão delas sobre o conceito de gênero textual e sua relação com domínio discursivo. Apresentaram desempenho na leitura reflexiva e reconheceram elementos relevantes de gêneros jurídicos do seu interesse imediato.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
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