Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorManuel, Calequela João Tomé-
dc.date.accessioned2023-06-20T14:19:31Z-
dc.date.available2023-06-20T14:19:31Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.citationMANUEL, Calequela João Tomé. Algorithms assistance of the car maneuvers during parallel and perpendicular parking. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31585-
dc.description.abstractA vehicular project must consider and guarantee the safety of the driver and third parties. As critical factors are the control of the action of the car's pedals (clutch, brake, accelerator) and the visual control of the blind spots (front, rear, left, right and laterals) that must be controlled simultaneously during the execution of a car parking maneuver. The development of a product in Industry 4.0 consists of the sequence of steps/processes used as metric evaluations in relation to time, economy, application and innovation. The positive sequence of computational simulations/tests in the Software-in-the-Loop (SIL) model reduces/eliminates the risk of obtaining an unsuccessful validation in the Hardware-in-the-Loop (HIL) model, aiming at the economy of electronic components or devices. The reduction of human effort, shorter maneuvering time during automatic parking of the car, and the guarantee of safety that provides comfort becomes an extra attraction for consumers to purchase the product; on the other hand a great challenge for the 4.0/automotive industry that must make the purchase price of the product (automatic maneuver assistance system for cars) accessible. However, this doctoral thesis, proposes and valid as solution the development of a software package integrated by 2 algorithms of maneuver of the automatic parking for cars, highlighted as: Parallel algorithms and perpendicular. The development of the algorithms was based on the (C) programming language and represented in (.m) as it is a type of easy-to-implement language, which ensures the correct functioning of most modules or communications buses of electric, hybrid, and autonomous cars. The tests were validated in the computational model Software-inthe-Loop (SIL) represented in 2D with help of Matlab/Simulink software. Therefore, the positive results attest to the veracity of the algorithms based on the mathematical/geometric equations designed to control the maneuvers of the car during parking.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectEstacionamento de automóveispt_BR
dc.subjectAlgorítmospt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectSistemas embarcados (Computadores)pt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectAutomobile parkingpt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectAutomationpt_BR
dc.subjectEmbedded computer systemspt_BR
dc.titleAlgorithms assistance of the car maneuvers during parallel and perpendicular parkingpt_BR
dc.title.alternativeAlgoritmos de assistência as manobras do carro durante o estacionamento paralelo e perpendicularpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoUm projeto veicular deve considerar e garantir a segurança do motorista e de terceiros. Destaca-se como fatores críticos o controle de ação dos pedais do carro (embreagem, freio, acelerador) e o controle visual dos pontos cegos (frontal, traseira, esquerda, direta e laterais) que devem ser controlados simultaneamente durante a execução da manobra de estacionamento de um carro. O desenvolvimento de um produto na indústria 4.0 consiste na sequência de etapas/processos utilizados como avaliações métricas em relação ao tempo, economia, aplicação e inovação. A sequência positiva de simulações/testes computacionais no modelo Software-in-the-Loop (SIL) reduz/elimina o risco de obter uma validação não bem-sucedida no modelo Hardwarein-the-Loop (HIL), visando a economia de componentes ou dispositivos eletrônicos. A redução de esforço humano, tempo menor de manobra durante o estacionamento automático do carro, e a garantia de segurança que proporciona conforto torna-se um atrativo extra para os consumidores adquirirem o produto; por outro lado um grande desafio para indústria 4.0/automobilística que deve tornar o valor da compra do produto (sistema de auxílio a manobra automática para carros) acessível. No entanto, esta tese de doutorado, propõe e válida como solução o desenvolvimento de um pacote de software integrado por 2 algoritmos de auxílio a manobra do estacionamento automático para carros, destacados como: Algoritmos paralelo e perpendicular. O desenvolvimento dos algoritmos foi baseado na linguagem de programação (C) e representado em (.m) por ser um tipo de linguagem de fácil implementação, pela qual assegura o funcionamento correto em grande parte dos módulos ou barramentos de comunicações dos carros elétricos, híbridos e autônomos. Os testes foram validados no modelo computacional Software-in-the-Loop (SIL) representados em 2D com auxílio do software Matlab/Simulink. Portanto, os resultados positivos atestam a veracidade dos algoritmos baseado nas equações matemáticas/geométricas projetadas para controlar as manobras do carro durante o estacionamento.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8819-0667pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0701250722211785pt_BR
dc.contributor.advisor1Tusset, Angelo Marcelo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3144-0407pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1204232509410955pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Max Mauro Dias-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7877-3554pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6212006974231025pt_BR
dc.contributor.referee1Tusset, Angelo Marcelo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3144-0407pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1204232509410955pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Antonio Marcos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5899-0591pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2701382557962687pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Clivaldo de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6117-6841pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9325549565199068pt_BR
dc.contributor.referee4Janzen, Frederic Conrad-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8215-4510pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9154035815097979pt_BR
dc.contributor.referee5Lenzi, Giane Gonçalves-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-2065-9622pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6021910491013265pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
algorithmscarmaneuversparking.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons