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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalheiro, Daniela-
dc.date.accessioned2023-06-07T13:12:23Z-
dc.date.available2023-06-07T13:12:23Z-
dc.date.issued2023-06-01-
dc.identifier.citationCAVALHEIRO, Daniela. Gestão por competências: estudo sobre mapeamento do perfil de competências dos servidores técnico-administrativos em educação da universidade tecnológica federal do paraná campus campo mourão. 2023. Dissertação (Mestrado em Inovações Tecnológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31545-
dc.description.abstractSocial transformation and the complexity of its processes on a global scale are changing the way the public sector works and are presenting new challenges for everyone involved in the public sphere. Dealing with new ways of working presupposes civil servants who are prepared to work in complex and demanding environments in terms of knowledge, skills and attitudes. The public sector needs to create flexible and adaptable organizations that have the capacity to be innovative and transformative. In this context, competency-based management has been identified as an alternative management tool to the instruments traditionally used in organizations. This model emerges to align human skills to generate and sustain organizational strategies. And it proposes to guide efforts to plan, capture, develop and evaluate, at the different levels of the organization (individual, collective and organizational), the skills necessary to achieve its objectives. As a starting point, the mapping of competences constitutes the main managerial tool for recognizing the skills present in the organization. Furthermore, through this diagnosis, the institution can identify its skills gap, that is, the discrepancy between the skills needed to implement the corporate strategy and the skills available internally. Thus, this research aims to present a study on the profile of Technical-Administrative servants in Education at the Federal Technological University of Paraná Campus Campo Mourão to propose a mapping of competences. This tool will subsidize the implementation of the competency-based management model in the development and training of civil servants, in line with the institutional objectives described in the UTFPR Institutional Development Plan (PDI). The analysis intends to enhance qualification actions based on the collective construction of institutional actions, as well as assist in making strategic decisions, generating public value in the delivery of quality services by organizations of this nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectServiço público - administração de pessoalpt_BR
dc.subjectUniversidades, faculdades públicas - administraçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectCivil service - Personnel managementpt_BR
dc.subjectPublic universities and colleges - Administrationpt_BR
dc.titleGestão por competências: estudo sobre mapeamento do perfil de competências dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourãopt_BR
dc.title.alternativeManagement by skills: study on mapping the skills profile of technical-administrative servants in education at the Federal Technological University of Paraná Campus Campo Mourãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA transformação social e a complexidade dos seus processos em escala global estão mudando a forma como o setor público funciona e apresentam novos desafios para todos os envolvidos na esfera pública. Lidar com as novas formas de trabalho pressupõe servidores públicos preparados para atuarem em ambientes complexos e exigentes em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes. O setor público necessita criar organizações flexíveis e adaptáveis, que tenham a capacidade de ser inovadoras e transformadoras. Neste contexto, a gestão baseada em competências tem sido apontada como uma ferramenta gerencial alternativa aos instrumentos tradicionalmente utilizados nas organizações. Este modelo surge para alinhar competências humanas para geração e sustentação das estratégias organizacionais. E se propõe a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, coletivo e organizacional), as competências necessárias à consecução de seus objetivos. Como ponto de partida, o mapeamento de competências constitui o principal instrumento gerencial de reconhecimento das habilidades presentes na organização. Além disto, por meio deste diagnóstico, a instituição pode identificar o seu gap ou lacuna de competências, isto é, a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências disponíveis internamente. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo apresentar um estudo sobre o perfil dos servidores TécnicoAdministrativos em Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão para proposição de mapeamento das competências. Esta ferramenta subsidiará a implementação do modelo de gestão por competências no desenvolvimento e capacitação dos servidores, alinhado aos objetivos institucionais descritos no Plano de Desenvolvimento Institucional da UTFPR (PDI). Pretende-se com as análises, potencializar as ações de qualificação a partir da construção coletiva das ações institucionais, bem como auxiliar na tomada de decisões estratégicas, gerando valor público na entrega de serviços de qualidade por organizações dessa natureza.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6758927821381212pt_BR
dc.contributor.advisor1Neli, Roberto Ribeiro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1453-6386pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8782007018929906pt_BR
dc.contributor.referee1Koziel, Elenice-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5531983195508738pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Flavia Aparecida Reitz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2663975071704461pt_BR
dc.contributor.referee3Jesus, Marcos Junio Ferreira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1546226857029733pt_BR
dc.contributor.referee4Neli, Roberto Ribeiro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8782007018929906pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Inovações Tecnológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Inovações Tecnológicas

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