Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKachenski, Iverson Custódio-
dc.date.accessioned2023-05-12T19:55:34Z-
dc.date.available2023-05-12T19:55:34Z-
dc.date.issued2023-03-23-
dc.identifier.citationKACHENSKI, Iverson Custódio. Direitos humanos e linguagem imagética do horror: da estética do sofrimento à ética do olhar em Susan Sontag. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31388-
dc.description.abstractThis study was dedicated to the theme of Human Rights in coexistence with language with imagery language of horror. We seek to think, at first, about the emergence of post-modernity and its instruments of hypersimplification of horror, promoted by the mass media and the new technologies of the Society of the Spectacle, especially with regard to the commercialization and capitalization of suffering. Human. In this sense, the fundamental path was centered on the representation of horror in imagery language, distributed in three levels: painting, photography and cinema. Subsequently, we undertake a commitment to conceptual clarification of the disputes around the meaning of modern and postmodern – taking into account, mainly, the critical view of Susan Sontag. In the two following moments, the philosophical path was centered on Susan Sontag’s contributions, based on thinking about the theoretical shift from an aesthetics of suffering to an ethics of the gaze in her thinking. As a theoretical bulwark developed by the philosopher about the imagery language of horror, we used a good part of her essayistic fortune – in addition to complementary works. Finally, we sought to understand that human rights in coexistence with the imagery language of horror can be understood according to an ethics of the gaze, above all as a proposal to reach the sensitivity and otherness of the one who observes, moving us to the field of history and the “memory of the dead”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectSofrimento - Estéticapt_BR
dc.subjectPercepção visual - Éticapt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectViolência na comunicação de massapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFotojornalismo - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectSontag, Susan, 1933-2004pt_BR
dc.subjectSuffering - Aestheticspt_BR
dc.subjectVisual perception - Ethicspt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectViolence in mass mediapt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectPhotojournalism - Social aspectspt_BR
dc.titleDireitos humanos e linguagem imagética do horror: da estética do sofrimento à ética do olhar em Susan Sontagpt_BR
dc.title.alternativeHuman rights and imagery language of horror: from the aesthetics of suffering to the ethics of the look in Susan Sontagpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo dedicou-se sobre a temática dos Direitos Humanos em coexistência com linguagem imagética do horror. Buscamos pensar, num primeiro momento, sobre a emergência da pósmodernidade e de seus instrumentos de hipersimplificação do horror, promovidos pelos meios de comunicação de massa e das novas tecnologias da Sociedade do Espetáculo, sobretudo no que concerne a comercialização e capitalização do sofrimento humano. Nesse sentido, o percurso fundamental esteve centrado na representação do horror em linguagem imagética, distribuída em três níveis: pintura, fotografia e cinema. Posteriormente, assumimos um compromisso de esclarecimento conceitual sobre as disputas em torno do significado de moderno e pós-moderno – levando em consideração, principalmente, a visão crítica de Susan Sontag. Nos dois momentos seguintes, o percurso filosófico esteve centrado nas contribuições de Susan Sontag, alicerçadas pelo deslocamento teórico de uma estética do sofrimento a uma ética do olhar no pensamento da autora. Como baluarte teórico desenvolvido pela filósofa acerca da linguagem imagética do horror, usamos boa parte de sua fortuna ensaística- além de obras complementares. Por fim, buscou-se compreender que os direitos humanos em coexistência com a linguagem imagética do horror podem ser entendidos segundo uma ética do olhar, sobretudo como proposta de se atingir a sensibilidade e a alteridade daquele que observa, movendo-nos para o campo da história e da “memória dos mortos”.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7109-3046pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3171885796214446pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Rogério Caetano de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2030-7811pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Rogério Caetano de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2030-7811pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159pt_BR
dc.contributor.referee2Lemos, Anuschka Reichmann-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0191-5731pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290303788421656pt_BR
dc.contributor.referee3Kaminski, Rosane-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8123-3716pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0588374677778245pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
imageticahorrorsusansontag.pdf3,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons