Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Danielle da-
dc.date.accessioned2023-03-29T19:33:00Z-
dc.date.available2023-03-29T19:33:00Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.identifier.citationSILVA, Danielle da. Estruturação de oficinas temáticas sobre saúde baseadas nos eventos instrucionais de Robert Gagné. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30977-
dc.description.abstractIn thepresent work, we report on the elaboration, development and evaluation processes of thematic workshops on health, structured using Robert Gagné's instructional events as a basis, aiming at their application with children and adolescents assisted by LivingServices and Strengthening Linkages of Campo Mourão/ PR. Understanding the research location as a non­formal space for teaching and learning, and the importance of developing activities that result in learning for the public assisted by these services, even in non­schooled places, we adopted the theory of teaching as a guiding reference for the elaboration of the thematic workshops and learning by Robert Gagné. For this, eight thematic workshops were elaborated (physical health, mental health and social health) that sought to explore different educational resources ­videos, animations, experimental activities, illustrated books, educational games ­in order to meet the heterogeneity of age and schooling of the target audience, children and adolescents between 6 and 14 years old. The elaborated thematic workshops were developed, for the most part, without the need for modifications, a fact that reinforces the importance of the teaching planning process. We conclude that the function of the educator, when working with Gagné's educational instructions, is that of planner and administrator of instruction and evaluator of learning. These functions were carried out during the elaboration, development and evaluation processes of the thematic workshops and reported in this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectLearning, Psychology ofpt_BR
dc.subjectCharitiespt_BR
dc.subjectNon-formal educationpt_BR
dc.titleEstruturação de oficinas temáticas sobre saúde baseadas nos eventos instrucionais de Robert Gagnépt_BR
dc.title.alternativeStructuring of thematic workshops on health based on Robert Gagné's instructional eventspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho relatamos sobre os processos de elaboração, desenvolvimento e avaliação de oficinas temáticas sobre saúde, estruturadas utilizando como base os eventos instrucionais de Robert Gagné, visando sua aplicação com crianças e adolescentes assistidas por Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de Campo Mourão/PR. Entendendo o local da pesquisa como um espaço não formal de ensino e aprendizagem, e da importância de mesmo em locais não escolarizados desenvolver atividades que resultem em aprendizagens ao público assistido por esses serviços, adotamos como referencial norteador da elaboração das oficinas temáticas a teoria de ensino e aprendizagem de Robert Gagné. Para isso, foram elaboradas oito oficinas temáticas (saúde física, saúde mental e saúde social) que buscaram explorar recursos educacionais diferenciados - vídeos, animações, atividades experimentais, livros ilustrados, jogos educacionais - a fim de atender a heterogeneidade de idade e de escolarização do público alvo, crianças e adolescentes entre 6 a 14 anos de idade. As oficinas temáticas elaboradas foram desenvolvidas, em sua maioria, sem necessidades de modificações, fato que reforça a importância do processo de planejamento do ensino. Concluímos que, a função do educador, ao trabalhar com as instruções educacionais de Gagné, é a de planejador e administrador da instrução e de avaliador da aprendizagem. Essas funções foram realizadas durante a execução dos processos de elaboração, desenvolvimento e avaliação das oficinas temáticas e relatadas no presente trabalho.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Romero, Adriano Lopes-
dc.contributor.referee1Romero, Adriano Lopes-
dc.contributor.referee2Romero, Rafaelle Bonzanini-
dc.contributor.referee3Pricinotto, Gustavo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
oficinastematicasgagnesaude.pdf3,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons