Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30859
Título: Desenvolvimentode uma bancada didática utilizando a plataforma Arduino para práticas de laboratório com ondas estacionárias harmônicas
Título(s) alternativo(s): Development of a teaching bench using the Arduino platform for laboratory practices with harmonic standing waves
Autor(es): Bachega, João Paulo
Orientador(es): Teles, João Marcos Pereira
Palavras-chave: Laboratórios - Equipamento e acessórios
Arduino (Controlador programável)
Física - Estudo e ensino
Laboratories - Equipment and supplies
Arduino (Programmable controller)
Physics - Study and teaching
Data do documento: 28-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: BACHEGA, João Paulo. Desenvolvimento de uma bancada didática utilizando a plataforma Arduino para práticas de laboratório com ondas estacionárias harmônicas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: O estudo da Física é muitas vezes considerado complexo e tedioso por alunos do ensino médio devido à alta carga teórica e o distanciamento da prática. Por outro lado, a realização de experimentos é, em alguns casos, inviável devido à falta de estrutura dos laboratórios das escolas, sobretudo por conta do alto custo envolvido na aquisição dos equipamentos requeridos em práticas tradicionais. Em contrapartida, vem ganhando força o uso da plataforma Arduino para a criação de equipamentos de baixo custo, capazes de substituir os modelos comercias, especialmente na área educacional. Tendo em mente a necessidade de auxiliar na realização de experimentos práticos em laboratórios didáticos e as possibilidades geradas pela plataforma Arduino, este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um equipamento de baixo custo para a realização de experimentos didáticos envolvendo as ondas estacionárias harmônicas utilizando como base o kit de robótica disponibilizado para várias escolas do estado do Paraná por meio do governo estadual. Com a adição de apenas um componente ao kit, foi possível construir um equipamento capaz de demonstrar os diversos parâmetros físicos relacionados às ondas bem como os efeitos de suas alterações e da vibração harmônica sobre a corda. A bancada foi utilizada de forma prática por um docente que relatou resultados positivos em relação aos fatores de atenção e interesse dos alunos.
Abstract: The study of Physics is often considered complex and tedious by high school students due to the high theoretical load and the distance from practice. On the other hand, carrying out experiments is often unfeasible due to the lack of structure in schools' laboratories, mainly due to the high cost involved in acquiring the equipment required in traditional practices. On the other hand, the use of the Arduino platform has been gaining strength for the creation of low-cost equipment capable of replacing commercial models, especially in the educational area. Bearing in mind the need to assist in carrying out practical experiments in didactic laboratories and the possibilities generated by the Arduino platform, this work aimed to develop a low cost equipment for carrying out didactic experiments involving harmonic standing waves using as a basis the robotics kit made available to several schools in the state of Paraná through the state government. With the addition of just one component to the kit, it was possible to build equipment capable of demonstrating the various physical parameters related to waves as well as the effects of their alterations and harmonic vibration on the string. The bench was used in a practical way by a teacher who reported positive results in relation to the factors of attention and interest of students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30859
Aparece nas coleções:LD - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bancadadidaticaondasharmonicas.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons