Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBortolotti, Débora-
dc.date.accessioned2023-03-15T17:51:39Z-
dc.date.available2023-03-15T17:51:39Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationBORTOLOTTI, Débora. Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30848-
dc.description.abstractIn the present work, six covers of the Forbes Brasil magazine, published between 2013 and 2021, will be analyzed. Thus, the objective is to identify which brand archetypes are present on the covers printed by successful women in the business world, through verification aesthetic, linguistic and semantic elements. For the study to be carried out, the methodology chosen was content analysis, along with theories that address culture, consumption, in addition to the formation of social relationships and the subject, as well as the theory of image analysis, brand mythology and the use of language as a factor in the construction of meaning and symbols. With this, it was observed that the magazine, by starring female success in business, ended up evoking archetypes, mainly Greek goddesses, linked to the archetype of the Forbes Brasil brand. The work was divided into 4 blocks: after the introduction, chapter 2 is divided into two subchapters, which deal with culture and consumption, to then move on to the theory of image analysis, and, finally, an opening on the archetypes, which will be deepened to those that represent Forbes Brasil magazine and those that are present in the six analyzed covers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectArquétipo (Psicologia)pt_BR
dc.subjectMulheres de negóciospt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectCapas de revistas - Análisept_BR
dc.subjectContexto (Linguística)pt_BR
dc.subjectLiderança em mulherespt_BR
dc.subjectArchetype (Psychology)pt_BR
dc.subjectWomen in businesspt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectMagazine covers - Analysispt_BR
dc.subjectContext (Linguistics)pt_BR
dc.subjectLeadership in womenpt_BR
dc.titleArquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021pt_BR
dc.title.alternativeFeminine archetypes and communication: analysis of six covers of Forbes Brasil from 2013 to 2021pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho serão analisadas seis capas da revista da Forbes Brasil, publicadas entre os anos de 2013 e 2021. Desta forma, o objetivo é identificar quais arquétipos da marca estão presentes nas capas estampadas por mulheres de sucesso no mundo business, por intermédio da verificação dos elementos estéticos, linguísticos e semânticos. Para que o estudo fosse realizado, a metodologia escolhida foi a análise de conteúdo, juntamente com teorias que abordam cultura, consumo, além da formação das relações sociais e do sujeito, bem como a teoria de análise de imagem, mitologia de marca e a utilização da linguagem como fator de construção de sentido e símbolos. Com isso, foi observado que a revista, ao protagonizar o sucesso feminino nos negócios, acabou evocando arquétipos, principalmente de deusas gregas, atrelados ao próprio arquétipo da marca Forbes Brasil. O trabalho foi dividido em quatro blocos: após a introdução, o capítulo 2 é dividido em dois subcapítulos, os quais abordam sobre a cultura e o consumo, para então partir para a teoria de análise de imagem, e, por fim, uma abertura sobre os arquétipos, os quais serão aprofundados aos que representam a revista Forbes Brasil e aos que estão presentes nas seis capas analisadas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6800-6431pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9357391579636140pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315132452111762pt_BR
dc.contributor.referee1Camargo, Hertez Wendel de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4639-0553pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2778413245735367pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315132452111762pt_BR
dc.contributor.referee3Cantarin, Márcio Matiassi-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8622-9345pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8396759751370138pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Maurini de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8914-2133pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682254281407504pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquetiposfemininoscapasforbes.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons