Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDalagnol, Adriane Salete-
dc.date.accessioned2023-03-13T13:28:27Z-
dc.date.available2023-03-13T13:28:27Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.citationDALAGNOL, Adriane Salete. A tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30818-
dc.description.abstractThis research aims to discuss the use of Information and Communication Technologies (ICT) as educational allies in the teaching-learning process of the English Language. The rapid technological-digital transformations that society has been going through make it necessary for teachers to keep up with them and, moreover, have the ability to use these instruments in classes as learning facilitators. To reflect on the importance of these elements in English language classes, conceptions by Motter (2013), Costa (2013), Moraes (1996), Paiva (2013), Moreira (2015) and Zbalza (2004) were used. From these perspectives, we sought to observe, analyze, and reflect through reflective diaries how the learning of students in a multigrade class at a rural school, in the southwest of Paraná, is impacted by the use of technological tools. Data were collected from September to October 2022 from classes in the 6th and 7th grade of elementary school in a rural school of Pato Branco. From this, we concluded that ICT can and should be present in the school context with the objective of (i) qualification as pedagogical practices, favoring teaching-learning process; and (ii) expand students' knowledge, making them able to use it in the most diverse interaction contexts, both digital and analog. However, it was also concluded that only using this type of instrument in the classroom is not enough to guarantee learning, especially when we are talking about less privileged classes and with particularities in terms of access to school and the internet.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleA tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campopt_BR
dc.title.alternativeTechnology in english teaching and learning: an analysis through a reflective diary in a multi-grade classpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o propósito de discutir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como aliadas no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. As rápidas transformações tecnológico-digitais pelas quais a sociedade tem passado fazem com que seja necessário que o docente as acompanhe e, mais, tenha habilidade de utilizar esses instrumentos nas aulas como facilitadores do aprendizado. Para refletir sobre a importância desses elementos nas aulas de Língua Inglesa, foram utilizadas concepções de Motter (2013), Costa (2013), Moraes (1996), Paiva (2013), Moreira (2015) e Zbalza (2004). A partir dessas perspectivas, buscou-se observar, analisar e refletir por meio de diários reflexivos como a aprendizagem de alunos de uma turma multisseriada de uma escola do campo, do sudoeste paranaense, é impactada ao se fazer uso de ferramentas tecnológicas. Os dados foram coletados nos meses de setembro a outubro de 2022 de turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental uma escola rural de Pato Branco. A partir disso, concluiu que as TIC podem e devem estar presentes no contexto escolar com o objetivo de (i) aperfeiçoar as práticas pedagógicas, favorecendo o ensino-aprendizagem; e (ii) ampliar o conhecimento de alunos, tornando-os aptos a utilizá-lo nos mais diversos contextos de interação, tanto digitais como analógicos. Entretanto, também se concluiu que somente a utilização desse tipo de instrumento em sala de aula não é suficiente para garantir a aprendizagem, especialmente quando falamos de turmas menos privilegiadas e com particularidades no que tange ao acesso à escola e à internet.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Zago, Leandro-
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Lovania Roehrig-
dc.contributor.referee1Ruffini, Mirian-
dc.contributor.referee2Zuffo, Darci-
dc.contributor.referee3Teixeira, Lovania Roehrig-
dc.contributor.referee4Zago, Leandro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
inglestecnologiadiarioreflexivo.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons