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dc.creatorVanzela, Gabriel Lago-
dc.date.accessioned2023-03-08T20:14:30Z-
dc.date.available2023-03-08T20:14:30Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.citationVANZELA, Gabriel Lago. Gestão e logística aplicados para otimização de resultados obtidos por uma pequena revendedora de autopeças. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30779-
dc.description.abstractBrazil has a vehicle fleet of about 111 million, which makes it more attractive for the autoparts replacement segment. A business in this area has all the potential to grow, although to reach this it needs systematic management combined to a good organization. Relying on this, this work aimed at an optimization of results obtained by a small autoparts retailer applying the concepts of the philosophy of technical management known by lean manufacturing, that has the goal of producing with the maximum resources saving and in this way maximize company profits. To reach this, it was necessary to do a panoramic analysis about the company activities, how these activities were carried out, identify points for improvement, identify waste and others. The concepts of Lean Manufacturing were applied simultaneously to a switch of the business storage place that started when the pandemics reached a large scale (2021). Despite that, it was possible to see an improvement at the average annual value of sales between the years 2019, 2020, 2021 and 2022. The changes were quite effective, bringing improvements to the activities, organization of the storage place, search for new business techniques on the internet, and providing to the clients a top notch service, mainly in the new products location. All the effort in this resulted in an increase of 42,91% at the annual sales average in the year of 2022 in comparison to 2019.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Peçaspt_BR
dc.subjectEficiência organizacionalpt_BR
dc.subjectLean manufacturingpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Partspt_BR
dc.subjectOrganizational effectivenesspt_BR
dc.titleGestão e logística aplicados para otimização de resultados obtidos por uma pequena revendedora de autopeçaspt_BR
dc.title.alternativeLogistics and management applied to improvement of the results obtained by a small autoparts retailerpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Brasil possui uma frota de aproximadamente 111 milhões de veículos, o que viabiliza a atratividade para o setor de reposição de autopeças. Um negócio nessa área tem todo potencial para crescer, porém, para isso, é necessária uma gestão consistente, junto de uma boa organização. Baseando- se nisso, este trabalho visou a otimização dos resultados obtidos por uma pequena revendedora de autopeças, utilizando os conceitos da filosofia de gestão técnica conhecida como manufatura enxuta (ME). Esta técnica tem como objetivo produzir com o máximo de economia de recursos e, dessa forma, maximizar os lucros obtidos pela empresa. Para isso foi necessária uma análise panorâmica das atividades realizadas pela empresa, verificar como eram realizadas estas atividades, identificar os pontos de melhoria, identificar os desperdícios, dentre outros. Os conceitos da manufatura enxuta foram aplicados aproveitando o processo de mudança de endereço do espaço físico do negócio, que se deu início no período em que a pandemia tomava grandes proporções (2021). Apesar disso, foi possível verificar um aumento na média anual de vendas entre os anos de 2019, 2020, 2021 e 2022. As mudanças foram efetivas, trazendo melhorias para as atividades, na organização do espaço físico, na busca por novas técnicas de negócio na internet, prover para os clientes um serviço de qualidade, verificar principalmente no quesito localização dos produtos. Todo o esforço resultou em um aumento da média anual de vendas de 42,91% no ano de 2022 em comparação com 2019.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Hasegawa, Haroldo Lhou-
dc.contributor.referee1Hasegawa, Haroldo Lhou-
dc.contributor.referee2Piccinato, Marilene Turini-
dc.contributor.referee3Salvo, Ricardo de Vasconcelos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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