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dc.creatorMendes, Bruna Granemann-
dc.creatorNeutzling, Liz Victoria Magnaguagno-
dc.date.accessioned2023-03-01T17:12:50Z-
dc.date.available2023-03-01T17:12:50Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationMENDES, Bruna Granemann; NEUTZLING, Liz Victoria Magnaguagno. O uso de ortomosaico georreferenciado para inspeção de dormentes de madeira e fixações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30672-
dc.description.abstractRailroads have great importance in the world’s history and in the progress of society. The world rail market was developing at great speed even before the inauguration of the first Brazilian railroad in 1854 ­ the Mauá railroad. As a result of political and economical changes, Brazil reallocated the investments previously destined to railroads to the road transport mode. In the last decades, the importance and need for a more efficient and economical transport mode has been observed, in order to keep up with the growth of the national economy and exportation. Along with this scenario, investment in railways has grown, and with it the use of new technologies in this field. Thus, there is the importance in relation to inspection of the components that make up the railroad, such as railroad wooden crossties, which represent a large portion of the total crossties. The inspection of railroad wooden crossties is still being made the old and onerous way, where the inspector walks through the railway analyzing crosstie by crossties. Therefore, the examination of railroad wooden crossties via high resolution georeferenced orthomosaic aims to enable a faster and more precise inspection, that can unite the georeferenced aerial survey with an office­based analysis, upon standards established by ABNT NBR 7511:2013, to characterize geometry data, cracks, collapses, determine the absence of wooden crossties, usage status, identification of the number of fixations and slips. The following work mapped 200 meters of an urban railroad in the city of Curitiba ­ PR, allowing to analyze the criteria previously established in 374 railroad wooden crossties and the absence of 41, with centimeters accuracy. Creating an historical of analysis of the railway and alerts of unconformities, in such a way that the characteristics analyzed can collaborate with the planning of repairs, making the inspection process of wooden crossties more efficient and effective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectDronept_BR
dc.subjectFerrovias - Dormentespt_BR
dc.subjectFerrovias - Dormentes - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectFerrovias - Trilhos - Inspeçãopt_BR
dc.subjectDrone aircraftpt_BR
dc.subjectRailroads - Tiespt_BR
dc.subjectRailroads - Ties - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectRailroads - Rails - Inspectionpt_BR
dc.titleO uso de ortomosaico georreferenciado para inspeção de dormentes de madeira e fixaçõespt_BR
dc.title.alternativeThe use of georeferenced orthomosaic for inspection of wooden railroad crossties and fasteningspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs ferrovias possuem uma grande importância na história mundial e no progresso da sociedade. O mercado ferroviário mundial se desenvolvia em grande velocidade antes mesmo da inauguração da primeira ferrovia brasileira em 1854 - a estrada de ferro Mauá. Em decorrências de mudanças políticas e econômicas, o Brasil realocou os investimentos antes repassados as ferrovias para o modal rodoviário de transporte. Nas últimas décadas, tem se observado a importância e necessidade de um modal mais eficiente e econômico, a fim de acompanhar o crescimento da economia nacional e das exportações. Em face deste cenário, o investimento em ferrovias tem crescido, e com ele o emprego de novas tecnologias nesse ramo. Desse modo, tem-se a importância em relação à fiscalização aos componentes que formam a ferrovia, como os dormentes de madeira, que representam uma grande parcela dos dormentes totais. A inspeção de dormentes de madeira ocorre de modo antigo e oneroso, onde o inspetor de campo percorre a via férrea analisando separadamente cada dormente. Portanto, a inspeção de dormentes de madeira realizadas via ortomosaico georreferenciado de alta resolução, visa possibilitar uma inspeção mais rápida e precisa, que possa unir o aerolevantamento georreferenciado com uma análise realizada em escritório, e com base nas normas estabelecidas pela ABNT NBR 7511:2013, caracterizar dados de geometria, fendilhamentos, esmoamentos, determinar ausência de dormentes, estado de utilização do dormente, identificação do número de fixações e escorregamentos. O seguinte trabalho mapeou 200 metros de uma linha férrea urbana na cidade de Curitiba – PR, possibilitando analisar nos critérios citados anteriormente 374 dormentes e 41 ausências, com precisão centimétrica. Criando um histórico de análise da via e alerta de não conformidades, de tal forma que as características analisadas possam colaborar com o planejamento de reparos, tornando o processo de inspeção de dormentes de madeira mais eficiente e eficaz.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Jair Ferreira de-
dc.contributor.advisor-co1Domingos, Matheus David Incocente-
dc.contributor.referee1Almeida, Jair Ferreira de-
dc.contributor.referee2Domingos, Matheus David Inocente-
dc.contributor.referee3Lemos, Clariece Farian de-
dc.contributor.referee4Borges Neto, Camilo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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