Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaillot, Damarys Valduga-
dc.creatorMaciel, Leonardo Carneiro Araujo-
dc.date.accessioned2023-02-14T15:33:37Z-
dc.date.available2023-02-14T15:33:37Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.citationCAILLOT, Damarys Valduga; MACIEL, Leonardo Carneiro Araujo. Gestão do conhecimento e melhoria de processo: um estudo aplicado em uma montadora de caminhões. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30572-
dc.description.abstractKnowledge in an organization is created by people sharing experiences and learning together. This shared knowledge constitutes the organizational knowledge that integrates all management processes. In this way, the maturity of a company does not necessarily fit with their level of people and processes organization, but in the value added by people, that is, the company only exists because of the people that compose it. Knowledge can be divided into tacit and explicit, the first linked to nonpalpable skills such as the characteristics of a person and the explicit linked to what can be learned, developed, such as learning a new tool. Understanding this difference helps us to work strategically with a company's human capital, improving internal communication and adding value for what can be not only monetary, but making the company more competitive through the intellectual collaboration of each person. In this case, the present research aimed to propose a knowledge management evaluation methodology that helps in the process of product development in a truck assembler. The research methodology was based on a qualitative approach and the quantitative technique was used to make the diagnosis of those involved regarding knowledge management. The data collection instruments used were: in qualitative research, the technique of collecting data through systematic participant observation and document analysis; in the quantitative, the survey research, with the application of the questionnaire, for the company's employees. The study, therefore, was characterized as of an applied nature, with an exploratory objective, with the investigation strategy of a case study. Through this research, it was possible to achieve the proposed results by presenting a methodology, called Competency Framework, which allows not only to evaluate knowledge management in an organizational environment, but also serves as a guide for strategic decisionmaking, with regard to adaptation and development of skills in product development in the company. This methodology also allows to generate results more quickly, improving the processes of organizational management of teams in companies of any size and sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectProcessos de fabricaçãopt_BR
dc.subjectMétodos de linha de montagempt_BR
dc.subjectControle de processopt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectBusiness intelligencept_BR
dc.subjectManufacturing processespt_BR
dc.subjectAssembly-line methodspt_BR
dc.subjectProcess controlpt_BR
dc.titleGestão do conhecimento e melhoria de processo: um estudo aplicado em uma montadora de caminhõespt_BR
dc.title.alternativeKnowledge management and process improvement: a study applied in a truck assemblypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO conhecimento em uma organização é criado pelas pessoas que juntas compartilham experiências e aprendizados. Esse conhecimento compartilhado constitui-se no conhecimento organizacional que integra todos os processos de gestão. Desta forma, a maturidade de uma empresa não necessariamente tem a ver com seu nível de organização de processos e pessoas, mas sim no valor agregado pelas pessoas, ou seja, a empresa só existe devido as pessoas que a compõe. O conhecimento pode ser classificado em tácito e explícito, o primeiro ligado às competências não palpáveis como as características de uma pessoa e o explícito ligado ao que pode ser aprendido, desenvolvido, como aprender uma nova ferramenta. Entender esta diferença nos ajuda a trabalhar de forma estratégica com o capital humano de uma empresa, melhorando a comunicação interna e agregando um valor que pode ser, não apenas monetário, mas tornar a empresa mais competitiva, por meio da colaboração intelectual de cada indivíduo. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo propor uma metodologia de avaliação de gestão do conhecimento que auxilie no processo do desenvolvimento de produto em uma montadora de caminhões. A metodologia da pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa e foi utilizada a técnica quantitativa para fazer o diagnóstico dos envolvidos quanto à gestão do conhecimento. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: na pesquisa qualitativa, a técnica de recolhimento de dados por meio da observação sistemática participante e análise documental; na quantitativa, a pesquisa survey, com a aplicação do questionário, para os colaboradores da empresa. O estudo, portanto, caracterizou-se como natureza aplicada, com objetivo exploratório, com a estratégia de investigação de um estudo de caso. Por meio desta pesquisa foi possível atingir os resultados propostos ao apresentar uma metodologia, denominada Quadro de Competências, que permite não somente avaliar a gestão do conhecimento em um ambiente organizacional, como também serve de orientação para tomadas de decisões estratégicas, no que se refere à adaptação e desenvolvimento de habilidades no desenvolvimento de produtos na empresa. Essa metodologia também permite gerar resultados mais rapidamente, melhorando os processos de gestão organizacional de equipes nas empresas de qualquer porte e setor.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Pietrovski, Eliane Fernandes-
dc.contributor.referee1Pietrovski, Eliane Fernandes-
dc.contributor.referee2Picinin, Claudia Tania-
dc.contributor.referee3Silva, Edison Luiz Salgado-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoconhecimentoaplicadomontadora.pdf779,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons