Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Camila Lopes-
dc.date.accessioned2023-02-07T20:15:26Z-
dc.date.available2023-02-07T20:15:26Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.citationNUNES, Camila Lopes. Difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoras. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30536-
dc.description.abstractOrganizational culture formally defined is a set of assumptions, beliefs/values, and artifacts shared by a group in an integrated manner (SCHEIN, 2017). In this sense, this work had the general objective of analyzing the diffusion of the organizational culture of an infoproduction company in a digital community of female entrepreneurs, between the years 2020 and 2021. The methodological path adopted in the study was outlined by the qualitative approach, classified as descriptive, using as method the simple embedded case study. Primary data were collected through semi-structured interviews with the company’s management team (founder and two female directors) and a field diary to identify the constitutive elements of its organizational culture disseminated to the community of female entrepreneurs. Secondary data were also collected, such as institutional documents, internal and external company communications, electronic portals, among others. In addition to the triangulation between data sources, the fact that the researcher belongs to the community of female entrepreneurs allowed for direct observation of the research object. The data analysis technique used was thematic content analysis with categorization theoretical and empirical criteria. The main theoretical-empirical contribution of the research was to confirm the foundations provided by the organizational culture theory advocated by literature in terms of artifacts, beliefs/values, and assumptions for cultural convergence in the case studied. In empirical terms, the identification of the practices as a fundamental element for the effectiveness of cultural diffusion stood out in the analysis, as well as aspects linked to the phenomenon of mimetic isomorphism. Furthermore, this study may also motivate new research and serve as a parameter for other similar or contrasting realities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectDifusão culturalpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo - Mulherespt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectCorporate culturept_BR
dc.subjectCulture diffusionpt_BR
dc.subjectEntrepreneurship - Womenpt_BR
dc.subjectOrganizational behaviorpt_BR
dc.titleDifusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade de empreendedoraspt_BR
dc.title.alternativeDifusion of the organizational culture of na infoproduction company in a community of entrepreneurspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA cultura organizacional formalmente definida é um conjunto de suposições, crenças/valores e artefatos compartilhados por um grupo de maneira integrada (SCHEIN, 2017). Nesse sentido, esse trabalho teve por objetivo geral analisar a difusão da cultura organizacional de uma empresa de infoprodução em uma comunidade digital de empreendedoras, entre os anos de 2020 e 2021. O percurso metodológico adotado no estudo foi delineado pela abordagem qualitativa de pesquisa, classificada como descritiva, utilizando-se como método o estudo de caso simples incorporado. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com a equipe diretiva da empresa (fundadora e duas diretoras) investigada e diário de campo para se identificar os elementos constitutivos de sua cultura organizacional disseminada para a comunidade de empreendedoras. Também foram coletados dados secundários, tais como documentos institucionais, comunicações internas e externas da empresa, portais eletrônicos, entre outros. Além da triangulação entre as fontes de dados, o fato de a pesquisadora pertencer à comunidade de empreendedoras propiciou a observação direta do objeto de pesquisa. A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo temática com critérios de categorização teóricos e empíricos. A principal contribuição teórico-empírica da pesquisa foi confirmar os fundamentos previstos pela teoria da cultura organizacional preconizada pela literatura em termos de artefatos, crenças/valores e suposições para a convergência cultural no caso estudado. Em termos empíricos, a identificação das práticas como elemento fundamental para a eficácia da difusão cultural destacou-se na análise, bem como aspectos ligados ao fenômeno do isomorfismo mimético. Além disso, esse estudo também poderá motivar novas pesquisas e servir de parâmetro para outras realidades similares ou contrastantes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9752-1635pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7227224407321375pt_BR
dc.contributor.advisor1Jacometti, Márcio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9740-7218pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509336134084374pt_BR
dc.contributor.referee1Tonon, Leonardo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9884-5284pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919240816800660pt_BR
dc.contributor.referee2Jacometti, Márcio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9740-7218pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509336134084374pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Marcos de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4837-0399pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4637443161777644pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.subject.capesAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
culturaorganizacionalcomunidadeempreendedoras.pdf2,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons