Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoelho, João Jorge Teodoro-
dc.date.accessioned2023-02-06T11:58:30Z-
dc.date.available2023-02-06T11:58:30Z-
dc.date.issued2019-10-24-
dc.identifier.citationCOELHO, João Jorge Teodoro. Control of a bidirectional DC-DC converter for grid-connected electric vehicles. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30509-
dc.descriptionO presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal).pt_BR
dc.description.abstractDue the increasing concerns about air pollution which contributes for the global warming growth, there is a vast dissemination of Electric Vehicle (EV) worldwide, considering that those vehicles are not polluting gases emitters and are pondered as clean means of transportation. With an increasing projection for those vehicles on next years, and due to the big amount of EV unities spread around the globe, numerous researches have been studying the utilization of those vehicles as a distributed energy storage system that, if connected with the electric grid, can provide many services for the power system. Hence, considering a promising future for EV and that the connection with the grid will be essential, studies concerning the interconnection between the electric network and the vehicles have been proved necessary. Therefore, the main objective of this thesis consists of developing a control technique for a Bidirectional DC-DC Converter (BDC), which is part of a bidirectional interface, that is responsible for connecting an EV battery with the grid. The bidirectional interface works with two operating modes, the Vehicle-to-Grid (V2G) mode - which can provide ancillary services for the utility grid, as the power supply - and the Grid-to-Vehicle (G2V) mode - which the main target is the battery charging process. The system has been validated not only by computational simulations, with Mathlab and Simulink softwares, but also experimentally, by using a realtime interface from dSPACE. The latter is in charge of interconnecting the power structure and the control algorithm developed on the Simulink environment. The experimental validation of the system was succesfully achieved.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConversores de corrente elétricapt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectEnergia - Armazenamentopt_BR
dc.subjectElectric current converterspt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectEnergy storagept_BR
dc.titleControl of a bidirectional DC-DC converter for grid-connected electric vehiclespt_BR
dc.title.alternativeControle de um conversor DC-DC bidirecional para conexão de veículos elétricos à rede elétricapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDevido às crescentes preocupações com a poluição do ar que contribui para o crescimento do aquecimento global, a disseminação dos veículos elétricos tem vindo a crescer por todo o mundo, por não emitirem gases poluentes, e sendo assim considerados como meios de transportes limpos. Com a projeção de crescimento destes veículos para os próximos anos, e graças à grande quantidade de unidades já em circulação, várias pesquisas estudam a utilização destes meios de transporte como unidades distribuídas de armazenamento de energia e que, quando ligados à rede elétrica podem fornecer vários serviços. Considerando então que o futuro é promissor para os veículos elétricos e que a integração dos mesmos com a rede será essencial, pesquisas quanto à interligação entre ambos tem-se mostrado necessárias. Com isso, o principal objetivo desta tese consiste em desenvolver uma técnica de controle para um conversor DC-DC bidirecional, que faz parte de uma interface bidirecional cujo o intuito é fazer a interligação entre a bateria de um veículo elétrico e a rede elétrica. O sistema conta com dois modos de funcionamento, o modo veículo para rede - (V2G) - que pode fornecer serviços auxiliares para a rede elétrica, como o fornecimento de potência, e o modo rede para o veículo - (G2V), cujo objetivo principal consiste no carregamento da bateria do veículo elétrico. A validação do sistema foi realizada computacionalmente com o auxílio dos programas MATLAB e Simulink e, em seguida, o sistema foi validado experimentalmente utilizando uma carta de controle em tempo real da dSPACE. Esta carta de controle é responsável por fazer a interligação entre a estrutura de potência e o controle desenvolvido em Simulink. A validação experimental do sistema foi realizada com sucesso.pt_BR
dc.degree.localBragançapt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Alberto Vinicius de-
dc.contributor.advisor-co1Leite, Américo Vicente Teixeira-
dc.contributor.referee1Oliveira, Alberto Vinicius de-
dc.contributor.referee2Leite, Américo Vicente Teixeira-
dc.contributor.referee3Ferreira, Ângela Paula Barbosa de Silva-
dc.publisher.countryPortugalpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Eletrônicapt_BR
dc.publisher.initialsIPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOSpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
controleconversorbidirecional.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.