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dc.creatorFernandes, Marcio Luiz-
dc.date.accessioned2018-03-27T13:44:50Z-
dc.date.available2018-03-27T13:44:50Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationFERNANDES, Marcio Luiz. Proposta de um modelo de avaliação do desempenho da gestão de energia em Instituições de Ensino Superior (IES). 2017. 191 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3041-
dc.description.abstractHigher education institutions (HEIs) are inserted in an environment where sustainability aspects are strategic factors for the integration of dimensions of governance interest. It is a dynamic environment where service operations are closely linked to economic, social and environmental issues, the control and monitoring of these actions, bring important contributions to the improvement of sustainable performance and can represent a strategic opportunity for institutional development. In this way, there is a need for models that can evaluate the relation of HEIs’ activities considering environmental performance, such as energy consumption that is an essential input in the development of teaching activities. In this context, the present research seeks to propose an applied performance evaluation model, based on indicators that represent the criteria of importance in the decision-making context of energy management in HEI. In order to meet the proposed goal, a systematic review of the scientific literature on energy management performance evaluation in HEI was carried out, which allowed the identification of the evaluation context and the established reference criteria. Through a case study that used the Methodology Multicriteria Decision Aid - Constructivist (MCDA-C) as an intervention instrument, the model of HEI energy management performance evaluation was constructed, which resulted in 47 criteria establishing the measurement indicators distributed in three large dimensions (economic, facilities and socio-environmental). Seeking to determine the relevance of these criteria and the identification of new evidences for the improvement of the model, a refinement analysis was developed through the application of the Delphi technique to the specialists, connected with the confrontation of contexts through a multiple case study using the MCDA-C methodology. The results obtained accredit the set of criteria to be applied as evaluation and planning components of energy management actions in the context of HEI, allowing a systemic and integrated view that considers the different dimensions of service operations. The composition of the criteria answers different perspectives and can be treated in a strategic way, giving managers the ability to plan, monitor and evaluate the performance of energy management actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectUniversities and collegespt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectPerformance - Rating ofpt_BR
dc.subjectProduction engineeringpt_BR
dc.titleProposta de um modelo de avaliação do desempenho da gestão de energia em Instituições de Ensino Superior (IES)pt_BR
dc.title.alternativeProposal for a model for evaluating the performance of energy management in Higher Education Institutions (HEI)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs instituições de ensino superior (IES) estão inseridas em um ambiente onde os aspectos de sustentabilidade são fatores estratégicos para a integração das dimensões de interesse da governança. Trata-se de um ambiente dinâmico onde as operações de serviço, são intimamente ligadas às questões econômicas, sociais e ambientais, o controle e acompanhamento dessas ações acarretam relevantes contribuições para a melhoria do desempenho sustentável e podem representar uma oportunidade estratégica de desenvolvimento institucional. Desta maneira, surge a necessidade de modelos que possam avaliar a relação de suas atividades considerando o desempenho ambiental, como o consumo de energia que é um insumo essencial no desenvolvimento das atividades de ensino. A presente pesquisa busca propor um modelo de avaliação desempenho aplicado, baseado em indicadores que representam os critérios de importância para a gestão de energia em IES. Para atender ao objetivo proposto, efetuou-se um levantamento sistemático da literatura científica sobre avaliação de desempenho da gestão de energia em IES, que permitiu identificar o contexto de avaliação e os critérios de referência já estabelecidos. Por meio de um estudo de caso que utilizou como instrumento de intervenção a Methodology Multicriteria Decision Aid – Constructivist (MCDA-C), construiu-se o modelo de avaliação de desempenho da gestão de energia de uma IES, que resultou em 47 critérios que estabelecem os indicadores de mensuração distribuídos em três grandes dimensões (econômica, instalações e socioambiental). Buscando determinar a relevância desses critérios e a identificação de novas evidências para o aprimoramento do modelo foi desenvolvido uma análise de refinamento por meio da aplicação da técnica Delphi junto a especialistas, conciliado com o confronto de contextos por meio de um estudo de casos múltiplos usando a metodologia MCDA-C. Os resultados obtidos credenciam o conjunto de critérios para serem aplicados como componentes de avaliação e planejamento das ações gestão de energia no contexto das IES, permitindo uma visão sistêmica e integrada que considera as diferentes dimensões das operações de serviço. A composição dos critérios atende diferentes perspectivas, e podem ser tratados de forma estratégica, dando aos gestores condições de planejar, monitorar e avaliar o desempenho das ações de gestão energética.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7965873595270342pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Sergio Eduardo Gouvea da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4549171741917116pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Edson Pinheiro de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7304491503357135pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Sergio Eduardo Gouvea da-
dc.contributor.referee2Trentin, Marcelo Gonçalves-
dc.contributor.referee3Tortato, Ubiratã-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
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