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dc.creatorThums, Luiz Gustavo Weber-
dc.date.accessioned2022-12-20T12:21:51Z-
dc.date.available2022-12-20T12:21:51Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.citationTHUMS, Luiz Gustavo Weber. Modelo baseado em aprendizado de máquina para recomendação de veículos de frotas de transporte coletivo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30327-
dc.description.abstractThe public transport system is one of the main problems of urban mobility within cities today.One of the biggest difficulties that is experienced in day-to-day life, both in large centers and inalmost every city that has a public transportation system, is the overcrowding in the vehicles ofthis system. The objective of this work is to present a proposal for a Machine Learning model,which can be used to improve the dimensioning, so that vehicles compatible with demand areused. During this study, experiments will be carried out using Machine Learning algorithms,applied to time series, to recommend the best type of vehicle to be used during the operation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.subjectAnálise de séries temporaispt_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectTime-series analysispt_BR
dc.titleModelo baseado em aprendizado de máquina para recomendação de veículos de frotas de transporte coletivopt_BR
dc.title.alternativeMachine learning-based model for recommending public transport fleet vehiclespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAtualmente o sistema de transporte coletivo é um dos principais meios de mobilidade urbana dentro das cidades. Entretanto, tal sistema em grandes centro urbanos apresenta diversos desafios, sobretudo a crescente superlotação dos veículos, impactando negativamente na comodidade e até na segurança dos usuários do sistema. O objetivo principal deste trabalho é propor um modelo de aprendizado de máquina baseado em dados históricos que ajude a otimizar o uso da frota de veículos de transporte coletivo urbano. Para validar o modelo foram conduzidos experimentos utilizando algoritmos baseados em séries temporais visando recomendar dinamicamente o melhor tipo de veículo a ser utilizado considerando efeitos sazonais e recorrentes. Verificou-se que o modelo conseguiu recomendar veículos melhor dimensionados a partir das demandas de volume do uso do veiculo.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Spanhol, Fabio Alexandre-
dc.contributor.referee1Spanhol, Fabio Alexandre-
dc.contributor.referee2Martins, Jefferson Gustavo-
dc.contributor.referee3Andrade, Sidgley Camargo de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Sistemas para Internetpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
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