Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Vinicius Gabriel Carvalho de-
dc.date.accessioned2022-12-06T21:24:00Z-
dc.date.available2022-12-06T21:24:00Z-
dc.date.issued2022-06-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vinicius Gabriel Carvalho de. A transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia COVID-19: algumas considerações sobre o ensino de Matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30263-
dc.description.abstractThe present work aims to describe how the COVID-19 pandemic affected the Mathematics teaching in the final years of elementary school and which (and how) the Digital Technologies helped the remote Math classes in public and private schools, checking the difficulties found over the transition from presential to remote teaching. For that, we conducted a qualitative research, through a bibliographic study. In order to describe how the pandemic affected the teaching during this period, we present the actions taken by the states with the objective of minimizing learning losses and continue the school year. As a result of this study, it is evident that one of the major difficulties in transitioning from presential to remote teaching was the lack of resources, mainly for public schools and, the value of the Digital Technologies being present in the school contexto, as well as tyhe possibility of continued education of teachers to use those tools, in order to enable the implementation of these resources in and out the school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computador - Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Disease)pt_BR
dc.subjectComputer-assisted instruction - Mathematicspt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleA transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia COVID-19: algumas considerações sobre o ensino de Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe transition from presential to remote teaching during the COVID-19 pandemic: some considerations about mathematics teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo descrever como a pandemia COVID-19 afetou o ensino de matemática no Ensino Fundamental – anos finais – e quais e de que forma as Tecnologias Digitais auxiliaram as aulas remotas de matemática nas escolas públicas e privadas, verificando as dificuldades encontradas ao longo da transição do ensino presencial para o ensino remoto. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico. Para descrever como a pandemia afetou o ensino durante esse período, apresentamos as medidas aplicadas pelos estados com o objetivo de minimizar as perdas educacionais e dar continuidade ao ano letivo. Como resultados desse estudo evidencia-se que uma das principais dificuldades de transição do ensino presencial para o remoto foi a indisponibilidade de recursos, principalmente, para as escolas públicas e, a importância das tecnologias digitais estarem presentes no âmbito escolar, bem como a possibilidade de formação continuada aos professores para utilizar tais ferramentas, a fim de viabilizar a implementação destes recursos dentro e fora das escolas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Angelita Minetto-
dc.contributor.referee1Araújo, Angelita Minetto-
dc.contributor.referee2Tocha, Neusa Nogas-
dc.contributor.referee3Oliveira, Luciana Schreiner-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
transicaoensinopandemiamatematica.pdf598,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons