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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Maria do Carmo Cardoso-
dc.creatorMartins, Nágela-
dc.creatorBorssoi, Adriana Helena-
dc.creatorSilva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.date.accessioned2022-11-25T21:19:57Z-
dc.date.available2022-11-25T21:19:57Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBEZERRA, Maria do Carmo Cardoso; MARTINS, Nágela; BORSSOI, Adriana Helena; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. Modelagem matemática nos anos iniciais no contexto remoto: uma análise do raciocínio proporcional. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 15, n. 37, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/13818. Acesso em: 25 nov. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2359-2842pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30183-
dc.description.abstractIn this paper, we present the results of a research whose objective was to investigate the mobilization of Proportional Reasoning in a mathematical modeling activity developed in the context of remote education. The theoretical foundation is based on the understanding of Mathematical Modeling as a pedagogical alternative and Proportional Reasoning characterized in aspects by Lamon. Considering a qualitative approach, we analyzed a set of data obtained by digital means of written records, speeches and gestures of students from the 4th year of elementary school in the development of a mathematical modeling activity. The analysis of three episodes related to the development of the modeling activity indicated that there are aspects that are spontaneously mobilized by the students, aspects that are required by the teachers and aspects that were not present, but could be present if a targeted planning were carried out.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas da Educação Matemáticapt_BR
dc.relation.urihttps://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/13818pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectEnsino via Webpt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectWeb-based instructionpt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.titleModelagem matemática nos anos iniciais no contexto remoto: uma análise do raciocínio proporcionalpt_BR
dc.title.alternativeMathematical modeling in early years in the remote context: an analysis of proportional reasoningpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoNeste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a mobilização do Raciocínio Proporcional em uma atividade de modelagem matemática desenvolvida no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento da Modelagem Matemática como alternativa pedagógica e do Raciocínio Proporcional caracterizado nos aspectos de Lamon. Considerando uma abordagem qualitativa, analisamos um conjunto de dados obtidos por meio digital de registros escritos, falas e gestos de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. A análise de três episódios relativos ao desenvolvimento desta atividade nos indicou que há aspectos que são mobilizados espontaneamente pelos alunos, aspectos que são requeridos pelas professoras e aspectos que não se fizeram presentes, mas poderiam estar presentes se um planejamento direcionado fosse realizado.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.46312/pem.v15i37.13818pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue37pt_BR
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