Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrindade, Cesar Ricardo Velasque-
dc.date.accessioned2022-11-22T18:41:25Z-
dc.date.available2022-11-22T18:41:25Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationTRINDADE, Cesar Ricardo Velasque. Detecção de anomalias em sistemas de administração de frotas públicas municipais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência de Dados) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30144-
dc.description.abstractEndemic corruption is difficult to detect and treat, being a solid link of impunity. In computeri- zed systems, which are part of the complex public management network, it is possible that legitimate data are manipulated with an unlawful intention, shadowing reality with the purpose of evading the tax authorities. Detecting such patterns of illegitimacy is not a trivial task and, in general, it is associated with interpretive aspects of legitimate data before the system. As this interpretation depends on tracking and crossing a wide and complex tangle of information, of multiple natures, such as the web, external bases, state and federal public interfaces, etc., this task is often unfeasible, becoming the backbone of endemic corruption. In this article, data science techniques are applied to support the extraction of irregularity patterns and trends in real public databases. In particular, the LOF algorithm is applied, based on the concept of local density through k nearest neighbors, where distance is used to assess density, on public databases relating to fleet maintenance, to identify potentially transactions fraudulent. Two analyzes were carried out to illustrate the method, one concerning the refueling of vehicles with gasoline and the other concerning the refueling of vehicles with diesel oil. Results show that the performance of the algorithm evidences the existence of refueling records for vehicles above the fuel tank capacity, with 27 for refueling with gasoline and 90 for refueling with diesel oil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectCorrupçãopt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectCorruptionpt_BR
dc.subjectData miningpt_BR
dc.subjectData basespt_BR
dc.titleDetecção de anomalias em sistemas de administração de frotas públicas municipaispt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA corrupção endêmica é de difícil detecção e tratamento, sendo elo sólido de impunidade. Nos sistemas informatizados, que integram a complexa rede de gestão pública, é possível que dados legítimos sejam manipulados com intenção não legítima, sombreando a realidade com o propósito de burlar o fisco. Detectar tais padrões de ilegitimidade não é uma tarefa trivial e, em geral, está associada a aspectos interpretativos sobre dados legitimados perante o sistema. Como essa interpretação depende de rastrear e cruzar um amplo e complexo emaranhado de informações, de múltiplas naturezas, como web, bases externas, interfaces públicas estadual e federal, etc., tal tarefa é muitas vezes inviável, se tornando a espinha dorsal da corrupção endêmica. Neste artigo, técnicas de ciência de dados são aplicadas para subsidiar a extração de padrões de irregularidades e tendências em bases reais de dados públicos. Em particular, é aplicado o algoritmo Local Outlier Factor (LOF), baseado no conceito de densidade local através dos k vizinhos mais próximos, onde a distância é usada para avaliar a densidade, sobre bases de dados públicos relativos à manutenção de frotas, para identificar transações potencialmente fraudulentas. Duas análises foram conduzidas para ilustrar o método, uma relativa a abastecimentos de veículos a gasolina e outra referente a abastecimentos de veículos com óleo diesel. Resultados dão conta de que o desempenho do algoritmo evidencia a existência de registros de abastecimentos de veículos acima da capacidade do tanque de combustível, sendo 27 para abastecimentos com gasolina e 90 para abastecimentos com óleo diesel.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Marcelo-
dc.contributor.referee1Pereira Junior, Francisco-
dc.contributor.referee2Mantovani, Rafael Gomes-
dc.contributor.referee3Teixeira, Marcelo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ciência de Dadospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Ciência de Dados

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
deteccaoanomaliasfrotasmunicipais.pdf452,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons