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dc.creatorProner, Marina Sandrini-
dc.date.accessioned2022-11-22T16:03:22Z-
dc.date.available2022-11-22T16:03:22Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationPRONER, Marina Sandrini. A influência da pandemia da COVID-19 nos órgãos deliberativos centrais de uma universidade pública: análise pela abordagem sociotécnica da inovação. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30138-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: A influência da pandemia da COVID-19 nos órgãos deliberativos centrais de uma universidade pública: análise pela abordagem sociotécnica da inovaçãopt_BR
dc.description.abstractThis work seeks to analyze digital adaptations from the adoption of the non­face­toface work regime, adopted due to the SARS­CoV­2 pandemic, at the Secretariat of Central Deliberative Bodies (SODC), through the socio­technical approach to innovation (multilevel, multiphase and multi­actor). The actors involved were analyzed, as well as the regulations in force and those that emerged from the window of opportunity. In particular, the concepts of sociotechnical theory of innovation in public administration are referenced, analyzing the micro, meso and macro levels of the multilevel theory of sociotechnical innovation, as well as the concept of window of opportunity. As a methodology, an applied research was carried out, a case study. Still, a bibliographic review was taken, using already published materials as sources; documentary, analyzing legislation and institutional documents; and through a case study. As for the approach, it is a qualitative research, which sought to understand the phenomenon in its natural environment. For data collection, triangulation was used through different research instruments, namely, documental research and works already published in the area. Data were analyzed with the help of content analysis, organizing them based on pre­defined categories of analysis, to observe how existing relationships develop through the multi­actor, multi­phase and multi­level approach. Also from the triangulation of data, solutions were proposed to alleviate the problem. The present study found that technological innovations were fundamental for the continuity of the provision of public services during the pandemic period and pointed to the need to systematize the procedures for the transmission of knowledge in everyday practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Administraçãopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectRegimes flexíveis de trabalhopt_BR
dc.subjectEpidemiaspt_BR
dc.subjectUniversities and collegespt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectFlexible work arrangementspt_BR
dc.subjectEpidemicspt_BR
dc.titleA influência da pandemia da COVID-19 nos órgãos deliberativos centrais de uma universidade pública: análise pela abordagem sociotécnica da inovaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe influence of the COVID-19 pandemic on the central deliberative bodies of a public university: analysis through the socio-technical approach to innovationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar as adaptações digitais a partir da adoção do regime de trabalho não presencial, adotado em razão da pandemia de SARS­CoV­2, na Secretaria dos Órgãos Deliberativos Centrais (SODC), por meio da abordagem sociotécnica da inovação (multinível, multifase e multiatores). Foram analisados os atores envolvidos, bem como as normativas vigentes e surgidas a partir da janela de oportunidade. São referenciados, especialmente, os conceitos da teoria sociotécnica da inovação na administração pública, analisando os níveis micro, meso e macro da teoria multinível da inovação sociotécnica, bem como o conceito de janela de oportunidade. Como metodologia, realizou­se uma pesquisa aplicada, estudo de caso. Ainda, tomou­se de uma revisão bibliográfica, utilizando como fontes materiais já publicados; documental, fazendo a análise de legislações e documentos institucionais; e por meio de um estudo de caso. Quanto à abordagem, trata­se de pesquisa qualitativa, a qual buscou compreender o fenômeno em seu ambiente natural. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação por intermédio de diferentes instrumentos de pesquisa, quais sejam, pesquisa documental e trabalhos já publicados na área. Os dados foram analisados com ajuda da análise de conteúdo, organizando­os com base nas categorias de análises pré­definidas, para observar como se desenvolvem as relações existentes através da abordagem multiator, multifase e multinível. Também a partir da triangulação de dados, foram propostas soluções para amenizar o problema. O presente estudo constatou que as inovações tecnológicas foram fundamentais para a continuidade da prestação dos serviços públicos durante o período pandêmico e apontou para a necessidade de sistematização dos procedimentos para a transmissão do conhecimento nas práticas cotidianas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3063-8366pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9097456238839384pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Andriele de Pra-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0266-8595pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290738827565231pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Lindomar Subtil de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5047-4437pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934480611430936pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Andriele de Pra-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0266-8595pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290738827565231pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Irineu Manoel de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3640-0853pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1858768954963708pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Lindomar Subtil de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5047-4437pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934480611430936pt_BR
dc.contributor.referee4Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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