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dc.creatorPelissari, Felipe Cesar Sabino-
dc.date.accessioned2022-11-11T16:08:45Z-
dc.date.available2022-11-11T16:08:45Z-
dc.date.issued2022-06-24-
dc.identifier.citationPELISSARI, Felipe Cesar Sabino. Bitolas ferroviárias no Brasil: uma análise da possibilidade de integração da malha nacional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30080-
dc.description.abstractIn the Brazilian freight transportation matrix, road transport predominates, followed by rail and cabotage. As Brazil is a country with a large territorial extension, an efficient transport system is essential. In relation to road transport, the costs of the freight by railroad operators can be 50% lowcost, in addition to offering more safety for dangerous goods transport. Comparing the Brazilian rail network to the rail network of the countries with greater territorial extension, Brazil has a very low rail network. On the other hand, there is still a lack of integration of the railway network due to the different railway gauges, as a consequence of the historical process of national railway construction. Therefore, this work aims to understand the scenario of gauge incompatibility in Brazil and analyze the alternatives for mitigating the lack of integration of the rail network. This work is classified as exploratory based on bibliographic research, which covers aspects of general and rail freight transport, technical aspects, the historical process, and the international scenario. In addition, statistical data and technical information based on documentary research provided by the public and private agencies relating to national transport are considered. This work also relies on participatory research, with perspectives from professionals and departments involved in Brazilian rail freight transport. With the analysis of the data and information collected, the limitations of a train traveling through the entire national rail network were presented. Also, the low distance traveled by trains in Brazilian freight transport and the nonuse of railroads for the internal market transport, even though Brazil is an extensive country. Thus, there are economic impacts, low attractiveness to rail freight transport, and consequently, the low participation in the matrix of freight transport. Among the alternatives for mitigating the lack of network integration, the conversion of gauges for integration is compared in terms of technical aspects and costs, in order of magnitude. It is still presented a possibility of trajectory for the implementation of the mixed gauge to mitigate the lack of national integration. It is concluded that the mixed gauge would be efficient for mitigating the lack of integration of the Brazilian railway network and the use of metric gauge rolling stock for transport in the internal market. However, it is considered a transitional measure toward the standardization in the railway network for the wide gauge, in the long term.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFerrovias - Bitolaspt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectRailroad gaugespt_BR
dc.subjectRailroadspt_BR
dc.subjectTransportationpt_BR
dc.titleBitolas ferroviárias no Brasil: uma análise da possibilidade de integração da malha nacionalpt_BR
dc.title.alternativeRailway gauges in Brazil: an analysis of the possibility of integrating the national networkpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNa matriz do transporte de carga do Brasil predomina-se o uso do transporte rodoviário, seguido pelo ferroviário e cabotagem. Sendo o Brasil um país com grande extensão territorial, é imprescindível um sistema de transporte eficiente. Em relação ao transporte rodoviário, os custos com frete cobrado pelas operadoras de ferrovias podem ser até 50% mais econômicos, além de oferecer maior segurança para o transporte de matérias primas perigosas. Comparando-se a malha ferroviária do Brasil com a de países de maior extensão territorial, o Brasil possui uma baixíssima malha ferroviária. Por outro lado, encontra-se ainda uma falta de integração da malha ferroviária devido às diferentes bitolas ferroviárias, fruto do processo histórico das construções ferroviárias nacionais. Isto posto, objetiva-se a compreensão do cenário da incompatibilidade de bitolas no Brasil e uma análise de alternativas para a atenuação da falta de integração da malha ferroviária. Classifica-se este trabalho como de característica exploratória baseado em pesquisas bibliográficas, onde abrange os aspectos do transporte de carga geral e ferroviário, técnicos, do processo histórico e do cenário internacional. Além disso, considera-se os dados estatísticos e informações técnicas baseadas em pesquisas documentais de órgão públicos e privados relativos ao transporte nacional. Acrescenta-se a pesquisa participante, com perspectivas de profissionais e departamentos com atuação no transporte ferroviário brasileiro. Com as análises dos dados e informações coletadas, apresentou-se as limitações de um trem trafegar por toda a malha ferroviária nacional. Acrescenta-se a baixa distância percorrida pelos trens do Brasil no transporte de carga e o não uso das ferrovias para o transporte interno, sendo o Brasil um país extenso. Deste modo, há impactos econômicos, de atratividade ao modo ferroviário para o transporte e consequentemente a baixa participação na matriz do transporte de carga. Dentre as alternativas de atenuação da falta de integração da malha, compara-se em aspectos técnicos e em custos, em ordem de grandeza, a conversão de bitolas para a integração. Ainda é apresentada uma possibilidade de trajeto para a implementação da bitola mista para a mitigação da falta de integração nacional. Conclui-se que a bitola mista seria eficiente para a atenuação da falta de integração da malha ferroviária e o uso do material rodante de bitola métrica para o transporte no mercado interno. Contudo, considera-se uma medida de transição para a padronização da malha em bitola larga, a longo prazo.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bisconsini, Danilo Rinaldi-
dc.contributor.advisor-co1Noronha, Marcos Aurélio Marques-
dc.contributor.referee1Bisconsini, Danilo Rinaldi-
dc.contributor.referee2Noronha, Marcos Aurélio Marques-
dc.contributor.referee3Tabalipa, Ney Lyzandro-
dc.contributor.referee4Tamagusko, Tiago Barreto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

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