Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIncerti, Tânia Gracieli Vega-
dc.date.accessioned2022-10-27T20:19:02Z-
dc.date.available2022-10-27T20:19:02Z-
dc.date.issued2022-10-07-
dc.identifier.citationINCERTI, Tânia Gracieli Vega. Será um sonho pela metade? reflexões e percepções sobre relações de gênero, raça e classe vivenciadas na formação e no espaço laboral de técnicas/os do eixo ambiente e saúde do ifpr. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30027-
dc.description.abstractThe research presented in this thesis aims to deepen and discover various knowledge regarding the discussion on gender relations in Vocational and Technological Education. Throughout the development of a master’s degree research, one could observe that the comprehension of the gender relations engaged in this space depended on the work with other categories, such as race and class, as well as the expansion of the research range to seek the perception of other participants, also part of the school community of the Federal Institute of Paraná – IFPR. Therefore, this research has the general objective of analyzing IFPR’s egress students’ perceptions of gender, race, and class relations, manifested in the process of professional education and its implications in the labor market. Hence, its participants are from Technological programs of the Axis Environment and Health of IFPR, which integrate this axis and are offered in the Curitiba and Londrina campuses. This research is qualitative, of descriptive/interpretive nature, carried out with two techniques for the construction of information: online questionnaire answered by 162 egress students who studied in the Technical in Nursing, Technical in Massage Therapy, Technical in Dental Prosthesis, Technical in Radiology and Technical in Oral Health at IFPR between 2015 to 2019, and a semistructured interview conducted with 20 participants of the previously mentioned programs. As main results we observed that the implications of gender, race and class relations are prominent in the workspace of these former students and are perceived by them. We highlight the relevance of this research by bringing to light the theoretical debate on the theme, still scarce in the institution, as well as presenting itself as a possible proposition of actions in the school space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectRaçaspt_BR
dc.subjectClasses sociaispt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducação - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectTrabalho - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectGender identity in educationpt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectSocial classespt_BR
dc.subjectOccupational trainingpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectLabor marketpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectEducation - Technological innovationspt_BR
dc.subjectWork - Social aspectspt_BR
dc.titleSerá um sonho pela metade? Reflexões e percepções sobre relações de gênero, raça e classe vivenciadas na formação e no espaço laboral de técnicas/os do eixo ambiente e saúde do IFPRpt_BR
dc.title.alternativeIs it a partly fullfilled dream? Reflections and perceptions on gender, race and class relations experienced in the training and workspace of technicians from the environment and health axis of IFPRpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresentada nesta tese tem por finalidade o aprofundamento e descoberta de outros conhecimentos no que se refere à discussão sobre as relações de gênero na Educação Profissional e Tecnológica. Com a realização de uma pesquisa de mestrado, se observou que, para compreender as relações de gênero nesse espaço, havia a necessidade de trabalhar também com as categorias raça e classe, bem como ampliar o universo de pesquisa, buscando a percepção de outras/os participantes, também parte da comunidade escolar do Instituto Federal do Paraná – IFPR. Assim, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar percepções de pessoas egressas do IFPR sobre as relações de gênero, raça e classe, manifestas no processo de formação profissional e suas implicações no mercado de trabalho. Para tal, tem como participantes egressas/os de cursos subsequentes do Eixo Ambiente e Saúde do IFPR. Os cursos que integram esse eixo são ofertados nos campi Curitiba e Londrina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva/interpretativa, com duas técnicas para a construção das informações: questionário online respondido por 162 egressas/os do período de 2015 a 2019 dos cursos Técnico Subsequente em Enfermagem, Técnico Subsequente em Massoterapia, Técnico Subsequente em Prótese Dentária, Técnico Subsequente em Radiologia e Técnico Subsequente em Saúde Bucal do Instituto Federal do Paraná; e entrevista semiestruturada realizada com 20 participantes dos cursos anteriormente mencionados. Como principais resultados, observamos que as implicações das relações de gênero, raça e classe são proeminentes no espaço de trabalho dessas/es egressas/os e são por elas/es percebidas. Destaca-se a relevância desta pesquisa ao trazer à tona o debate teórico do tema, ainda escasso na instituição, bem como se apresentar como uma possível proposição de ações no espaço escolar.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7700-4259pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3369028943500006pt_BR
dc.contributor.advisor1Casagrande, Lindamir Salete-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8233-229Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Ângela Maria Freire de Lima e-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0807-7451pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3131920317976457pt_BR
dc.contributor.referee2Casagrande, Lindamir Salete-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8233-229Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Lucas Bueno de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5597-3796pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9264675673476606pt_BR
dc.contributor.referee4Carvalho, Marília Gomes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5881969503611262pt_BR
dc.contributor.referee5Ramos, Marise Nogueira-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-5439-3258pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3796863111902233pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
percepcoesgeneroracaclasse.pdf3,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons