Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorre, Mariane Rafaela-
dc.date.accessioned2022-10-26T18:28:39Z-
dc.date.available2022-10-26T18:28:39Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationBORRE, Mariane Rafaela. O uso da “situação problema” como prática investigativa para o ensino de pilhas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30019-
dc.description.abstractThe demotivation of students in relation to their studies has been constantly influencing their teachers, about new teaching methodologies to reactivate students' interest. The discipline of chemistry is often judged erroneously, boring, difficult and complicated, especially when it comes to the student imagining its phenomena and the importance of the discipline in their lives. The traditional approach generally used by most teachers can be directly related to the judgment that students have regarding the subject. Therefore, the present work aims to present a proposal for a didactic sequence for the teaching of Batteries, with the prerogative of presenting a more attractive way for students to understand the content of electrochemistry. Through the present work, the objective was to make the student realize the possibility and importance of seeing chemistry in materials of their day to day and how they react with each other for the transformation of energy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectMétodo de projeto no ensinopt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectProject method in teachingpt_BR
dc.titleO uso da “situação problema” como prática investigativa para o ensino de pilhaspt_BR
dc.title.alternativeThe use of the “problem situation” as an investigative practice for the teaching of batteriespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA desmotivação dos alunos em relação aos seus estudos, vem constantemente influenciando seus professores, no que diz respeito as novas metodologias de ensino com o intuito de reativar o interesse dos alunos. A disciplina de química muitas vezes é julgada de forma errônea, chata, difícil e complicada, principalmente quando se trata do aluno imaginar seus fenômenos e a importância da disciplina na vida dos mesmos. A abordagem tradicional geralmente utilizada pela grande maioria dos professores, pode estar diretamente relacionada com o julgamento que os alunos têm referente à disciplina. Sendo assim, o presente trabalho almeja apresentar uma proposta de sequência didática para o ensino de Pilhas, com a prerrogativa de apresentar uma forma mais atrativa para os alunos na compreensão do conteúdo de eletroquímica. Através do presente trabalho, objetivou-se fazer com que o aluno perceba a possibilidade e a importância de ver a química em materiais do seu dia a dia e como eles reagem entre si para a transformação de energia.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee2Pires, Emerson Luis-
dc.contributor.referee3Bortoloto, Claudimara Cassoli-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usosituacaoproblemapratica.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons