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dc.creatorGuerrini, Daniel-
dc.date.accessioned2022-10-25T21:19:49Z-
dc.date.available2022-10-25T21:19:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGUERRINI, Daniel. Campo científico, reconhecimento e motivação profissional em programas de pós-graduação do sul do Brasil. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 66, n. 1, p. 1-33, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/jKYCdF9Y6hSBCyg5MzgLnBz/?lang=pt. Acesso em: 25 out. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1678-4588pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30011-
dc.description.abstractThis article presents research results on the scientific profession. From a framework that establishes a dialogue between the sociology of science and of professions, it investigates aspects of scientific knowledge production, as well as institutional and normative aspects that support it. Specifically, we discuss the relationships between positions in the scientific field, the perception of researchers about the recognition of their activity and their professional motivations. Depending on the perception of recognition of the activity in different positions held by researchers, they tend to adhere to purer or more utilitarian conceptions of science. For this, we analyzed 398 answers to a questionnaire of accredited researchers in postgraduate programs located in the states of Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul. Results point to a scientific field poorly recognized, with dispositions oriented towards utilitarian goals and a greater rationalization of the field around teaching and training ideals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofDados: Revista de Ciências Sociaispt_BR
dc.relation.urihttps://www.scielo.br/j/dados/a/jKYCdF9Y6hSBCyg5MzgLnBz/?lang=ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectProfissões - Aspectos sociológicospt_BR
dc.subjectPesquisadorespt_BR
dc.subjectMotivação no trabalhopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectProfessions - Sociological aspectspt_BR
dc.subjectResearch teamspt_BR
dc.subjectEmployee motivationpt_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Graduate workpt_BR
dc.titleCampo científico, reconhecimento e motivação profissional em programas de pós-graduação do sul do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeScientific field, recognition and professional motivation in post-graduate programs in southern Brazilpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre profissão científica. A partir de um referencial que estabelece um diálogo entre a sociologia da ciência e a sociologia das profissões, investigam-se aspectos da produção do conhecimento científico tanto quanto aspectos institucionais e normativos que a sustentam. Especificamente, discutem-se as relações entre posições no campo científico, a percepção de pesquisadores sobre o reconhecimento da sua atividade e suas motivações profissionais. A depender da percepção de reconhecimento ou não da atividade nas diferentes posições ocupadas, pesquisadores tendem a aderir a concepções mais puras ou mais utilitárias da ciência. Para isso, analisaram-se 398 respostas a um questionário de pesquisadores credenciados em programas de pós-graduação de universidades localizadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Resultados apontam para um campo científico pouco reconhecido socialmente, com disposições orientadas a objetivos utilitários e uma maior racionalização do campo em torno de ideais docente e formativo.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/dados.2023.66.1.279pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.citation.volume66pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
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