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Título: Análise de desempenho de controladores PID para um sistema HVAC automotivo
Título(s) alternativo(s): Performance analysis of PID controllers for an automotive HVAC system
Autor(es): Pizzatto, Matheus Francisco
Orientador(es): Schneider, Guilherme Alceu
Palavras-chave: Controladores PID
Desempenho - Análise
Simulação (Computadores)
Automóveis - Ar condicionado
PID controllers
Performance - Analysis
Computer simulation
Automobiles - Air conditioning
Data do documento: 4-Mai-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PIZZATTO, Matheus Francisco. Análise de desempenho de controladores PID para um sistema HVAC automotivo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Análise de desempenho de controladores PID sintonizados por cinco métodos diferentes, os quais são: Cohen-Coon, Ziegler-Nichols, CHR 0%, CHR 20% e SIMC. Serão usados esses controladores para dois atuadores do sistema de refrigeração automotiva, os quais são: Capacidade volumétrica do compressor do evaporador e posição angular do Mixing Damper. A variável de saída única é a temperatura interna do automóvel. O modelo matemático empregado que descreve a relação entre entradas e saídas foi retirado do trabalho de 1986 de Tsutomu Tabe, Katsumasa Matsui, Tohru Kakehi e Masahiro Ohba, todos da univerdade de Tokio, intitulado “Automotive Climate Control” no qual usou um método de identificação de sistemas para obter o modelo matemático em espaço de estados da temperatura interna em função das entradas já citadas. Para obter o modelo e as respostas do sistema será usado o software “MATLAB2017”, onde também ocorrerão os cálculos de desempenho, esta consiste em quatro integrais temporais do erro: ISE, IAE, ITSE, ITAE e do tempo de acomodação e do overhoot do sistema. Após feito isso será escolhido o melhor controlador tendo como critério aquele que obtiver os menores índices de desempenho.
Abstract: Performace analysis of PID controllers tuned by five diferente methods, which are: Cohen-Coon, Ziegler-Nichols, CHR 0%, CHR 20% and SIMC. These controllers will be used for two actuators of the automotive cooling system, which are: Volumetric capacity of the evaporator compressor and angular position of the Mixing Damper. The only output variable is the car’s internal temperature. The mathematic model used that describes the relationship between inputs and outputs was taken from the 1986 work of Tsutomu Tabe, Katsumasa Matsui, Tohru Kakehi and Masahiro Ohba, all from Tokyo University, entitled “Automotive Climate Control” in which he used an identification method of systems to obtain the mathematical model in space of internal temperature states as a function of the aforementioned inputs. To obtain the model and system responses, the software “MATLAB2017” will be used, where performance calculations will also take place, this consists of four time integrals of the error: ISE, IAE, ITSE, ITAE and the accommodation time and overhoot of the system. After this is done, the best controller will be chosen based on the criterion of the one with the lowest performance indexes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29959
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