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dc.creatorSantos, Claudia Joanita-
dc.date.accessioned2018-03-02T15:41:14Z-
dc.date.available2018-03-02T15:41:14Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Claudia Joanita. Aplicação da polianilina contendo nanopartículas de zinco em revestimentos de carrocerias automotivas. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2957-
dc.description.abstractThe protection against corrosion in the automotive industry is a high impact problem on the economic view. Besides of an antirust characteristic, the coatings used in the automotive industries needs to have a good appearance and phisical resistance. The multilayer coatings used normally are compound of e-coat, primer, base and clear coat, where the primer can also be used as an e-coat substitute in rework processes. In the other side, the conductive polymers has been widely discussed as an anti-rust coating material and the Polyaniline-zinc composite (PZn) had presented good results concerning the corrosion protection. Then, this study had applied the PZn in a multilayer coating used in the automotive industry, substituting the commercial primer in a common rework process. In addition, the PZn results were compared with the commercial primers used currently (FLASH and GLASURIT). To the material characterization, were done a MEV and EDS analysis of the substrate and were measured the coating thickness of the painted sets. To determinate the visual characteristics, were measured color, gloss and aspect. For corrosion, were performed electrochemical measurements (OCP and Tafel) and the cyclic test. Moreover, the phisical resistance were evaluated with humidity, flexibility and adherence tests: cross cut, steam jet, punctual impact and stone chip. The visual aspects results were similar for all the painted sets. For corrosion, the electrochemical tests presented similar results with the chemical test done by cycle test, in which the CJ_PANI and CJ_FLASH sets had showed them equivalent and the CJ_GLASURIT had better results, being the set more resistant. The phisical resistance could be divided in two types: dry and wet. The dry tests had similar results between the painted sets, but in the wet ones, the PZn set had presented susceptible for defects. In conclusion, the PZn composite had presented good results regarding visual aspects, electrochemical corrosion and dry technical tests when used in multilayer paint systems of the automotive industry. However, it presented a susceptible for defects in humidity environmental, losing adherence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectNanocompósitos (Materiais)pt_BR
dc.subjectCorrosão e anticorrosivospt_BR
dc.subjectTintas - Aplicações industriaispt_BR
dc.subjectRevestimentos - Aplicações industriaispt_BR
dc.subjectSuperfícies (Tecnologia)pt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectNanocomposites (Materials)pt_BR
dc.subjectCorrosion and anti-corrosivespt_BR
dc.subjectPaint - Industrial applicationspt_BR
dc.subjectCoatings - Industrial applicationspt_BR
dc.subjectSurfaces (Technology)pt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleAplicação da polianilina contendo nanopartículas de zinco em revestimentos de carrocerias automotivaspt_BR
dc.title.alternativeApplication of the polyaniline with nanoparticles of zinc in the automotive bodies coatingspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA proteção contra corrosão na indústria automotiva é um problema de alto impacto econômico. Além de características anticorrosivas, os revestimentos utilizados nas indústrias automotivas precisam apresentar boa aparência e resistência física. Os revestimentos multicamadas normalmente utilizados em indústrias automotivas são compostos por e-coat, primer, base e verniz, sendo que o primer pode ser utilizado como um substituto do e-coat em processos de retoque ou retrabalho. Sob outra perspectiva, os polímeros condutores têm sido amplamente estudados como um revestimento anticorrosivo e o compósito de Polianilina-Melamina-Zinco (PZn) apresentou resultados promissores em relação à corrosão. Então, este estudo analisou a aplicação da PZn incorporado em revestimento multicamada utilizado na indústria automotiva, substituindo o primer comercial em processo de retrabalho. Adicionalmente, os resultados de PZn foram comparados com os primers utilizados atualmente (FLASH e GLASURIT). Para a caracterização dos materiais, realizaramse ensaios de MEV e EDS para o substrato e espessura de camada nos conjuntos pintados. Para a determinação de características visuais, foram feitas medições de cor, brilho e aspecto. Para corrosão, realizaram-se ensaios eletroquímicos (OCP e Tafel) e ensaio cíclico. Por fim, para resistência física foram analisados os ensaios de umidade, flexibilidade e aderência: corte cruzado, jato d´água, impacto pontual e batida de pedra. Os resultados dos ensaios de aspecto visual foram similares para todos os conjuntos pintados. Para corrosão, os ensaios eletroquímicos apresentaram resultados similares ao ensaio químico de corrosão cíclica, nos quais os conjuntos CJ_PANI e CJ_FLASH mostraram-se semelhantes e o CJ_GLASURIT obteve melhores resultados, sendo este o conjunto mais resistente. Os ensaios de resistência física podem ser divididos em secos e úmidos. Os ensaios realizados a seco tiveram resultados similares entre todos os conjuntos pintados, porém, nos úmidos o conjunto CJ_PANI apresentou-se susceptível à defeitos. Sendo assim, concluiu-se que o compósito de PZn apresentou bons resultados em relação às características visuais, ensaios eletroquímicos de corrosão e ensaios físicos a seco, quando utilizado em sistemas de pintura multicamadas de indústrias automotivas. Contudo, a PZn apresentou-se sucetível à defeitos em abientes úmidos, perdendo aderência.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1732013473881747pt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Paulo César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2389356434049800pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cruz, Carlos Marcus Gomes da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7457232056030189pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Carlos Marcus Gomes da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Carlos Henrique da-
dc.contributor.referee3Mello, Regina Maria Queiroz de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais

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