Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoelho, Caroline Oliveira-
dc.date.accessioned2022-09-13T19:01:46Z-
dc.date.available2022-09-13T19:01:46Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationCOELHO, Caroline Oliveira. Livro sobre o impacto da homofobia na adolescência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29577-
dc.description.abstractThis research proposes to give visibility to the consequences of homophobia on the mental health of non-heterosexual adolescents, giving greater focus on the process of transforming the pain of being who one is, into pride in fighting, resisting and existing. In other words, this work uses an autobiographical perspective as an invitation to reflect on the processes of suffering and confrontation experienced by LGBT adolescents as a result of homophobia, bringing as a conclusion a message of strength and resistance. This work is justified by the higher prevalence of substance abuse, risky sexual practices and suicidal ideations and attempts among LGBT adolescents as a way of dealing with a hostile and intimidating reality. In this context, during my adolescence, I used writing as a way of coping. Through writing I was able to share, between the paper and myself, part of the pain, resisting, most of the time, to self-destructive impulses. In view of this, during this period, I wrote several poems that reflect my emotional suffering at the time, caused by homophobia (feared and experienced). Therefore, through the methodology of Design Thinking, this work proposes to use editorial design to convey a message of strength and resistance to teenagers in the LGBT community, from the pain of adolescence to pride in adulthood in the context of confronting homophobia. As a result, there is a book, whose textual content is composed of letters written by my “adult self” (present) in response to poems from my “teenage self” (past). In this way, with my critical and mature look, I bring comfort and pride to my wounded adolescence. Despite the therapeutic effect that this work has on me, its main function is to demonstrate that the wounds of an LGBT adolescence can heal, revealing a trajectory of resistance that unfolds in pride in the struggle to be who we are. Certainly, the book brings healing letters to several wounded adolescences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAdolescentes - Saúde mentalpt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectTeenagers - Mental healthpt_BR
dc.subjectHomophobiapt_BR
dc.subjectGraphic design (Typography)pt_BR
dc.titleLivro sobre o impacto da homofobia na adolescênciapt_BR
dc.title.alternativeBook on the impact of homophobia on adolescencept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe dar visibilidade às consequências da homofobia na saúde mental de adolescentes não heterossexuais, dando maior foco no processo de transformação da dor de ser quem se é, em orgulho por lutar, resistir e existir. Em outras palavras, este trabalho utiliza uma perspectiva autobiográfica como um convite à reflexão sobre os processos de sofrimento e enfrentamento vividos por adolescentes LGBTs em decorrência da homofobia, trazendo como conclusão uma mensagem de força e resistência. Esse trabalho justifica-se pela maior prevalência de abuso de substâncias, práticas sexuais de risco e ideações e tentativas de suicídios entre adolescentes LGBTs como forma de lidar com uma realidade hostil e intimidadora. Nesse contexto, durante minha adolescência, utilizei a escrita como forma de enfrentamento. Através da escrita pude dividir, entre o papel e eu, parte da dor, resistindo, a maior parte do tempo, à impulsos autodestrutivos. Em vista disso, durante esse período, escrevi diversos poemas que refletem meu sofrimento emocional da época, causado pela homofobia (temida e vivida). Sendo assim, através da metodologia de Design Thinking, esse trabalho propõe-se utilizar o design editorial para transmitir uma mensagem de força e resistência a adolescentes da comunidade LGBT, partindo das dores da adolescência ao orgulho na fase adulta no contexto de enfrentamento à homofobia. Como resultado, tem-se um livro, cujo conteúdo textual é composto por cartas escritas pelo meu “eu adulto” (presente) em resposta aos poemas do meu “eu adolescente” (passado). Deste modo, com meu olhar crítico e amadurecido, levo conforto e orgulho para minha adolescência ferida. Apesar do efeito terapêutico que esse trabalho tem sobre mim, sua principal função é demonstrar que as feridas de uma adolescência LGBT podem cicatrizar, revelando uma trajetória de resistência que se desdobra em orgulho pela luta de sermos quem somos. Certamente, o livro traz cartas de cura para diversas adolescências feridas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Paz, Liber Eugenio-
dc.contributor.referee1Takazaki, Silmara Simone-
dc.contributor.referee2Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.contributor.referee3Paz, Liber Eugenio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livroimpactohomofobiaadolescencia .pdf27,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons