Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaz, Liber Eugenio-
dc.date.accessioned2018-02-27T19:02:39Z-
dc.date.available2018-02-27T19:02:39Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.citationPAZ, Liber Eugenio. Tecnologia e cultura nos quadrinhos independentes brasileiros. 2017. 299 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2946-
dc.description.abstractThis study seeks to reflect on the meanings, senses, tensions and contradictions related to the term “independent” and its counterpart, the term “mainstream”, connected to the process of development of comics as a cultural formation. These reflections are guided by Raymond William’s set of ideas, especially the concepts of technology, hegemony and alternative, oppositional, residual, and emerging cultures. We structured the work in five moments. First, we approach comics as a cultural form and observe the relations between culture and technology in its process of formation. Next, we observe particularities of this process within the Brazilian context. In a third moment, we present Williams’ concepts on alternative cultures and anticipate the part devoted to the intense cultural manifestations of the 1960s and their unfolding. Finally, we attempt to give an overview of the scenario of changes that develops from the 1980s, emphasizing the comics published in Brazil. From the observation of the emergence and consolidation of events such as the HQ Mix Trophy and the comics fairs and biennials related to new publication and distribution processes, we sought to analyze the works and profiles of four contemporary comic authors and to better understand the meanings of terms such as "independent", "authorial", "commercial", "mainstream", "alternative" and others, commonly used in various comic book practices. Among the results obtained, we noticed that: many contemporary "independent" productions present thematic, stylistic and material characteristics practically indistinguishable from "mainstream" productions; some "mainstream" productions incorporate themes and proposals of cultures that are alternatives to hegemony; the use of the term “independent” often covers the unfavorable conditions of production and livelihood of several professionals; rigorously considering the opposing cultures as a set of actions of a revolutionary dimension, it is difficult to find works that effectively meet this condition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectWilliams, Raymond, 1921-1988 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectCultura - Brasil - Séc. XXIpt_BR
dc.subjectImprensa alternativapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos - História - Séc. XXIpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectComic books, strips, etc.pt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectWilliams, Raymond, 1921-1988 - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectCulture - Brasil - 21th centurypt_BR
dc.subjectUnderground presspt_BR
dc.subjectComic books, strips, etc - History - 21th centurypt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleTecnologia e cultura nos quadrinhos independentes brasileirospt_BR
dc.title.alternativeTechnology and culture in brazilian independent comicspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsse estudo busca realizar reflexões sobre os significados, sentidos, tensões e contradições relacionados ao termo “independente” e sua contraparte, o termo “mainstream”, ligados ao processo de desenvolvimento das histórias em quadrinhos enquanto formação cultural. Essas reflexões são orientadas pelo conjunto de ideias de Raymond Williams, especialmente os conceitos de tecnologia, hegemonia e culturas alternativas, opositoras, residuais e emergentes. O trabalho está estruturado em cinco momentos. Primeiro as histórias em quadrinhos são abordadas como forma cultural e observamos as relações entre cultura e tecnologia no seu processo de formação. A seguir observamos particularidades desse processo dentro do contexto brasileiro. O terceiro momento apresenta os conceitos de Williams sobre culturas alternativas e antecipa a parte voltada para as intensas manifestações culturais da década de 1960 e seus desdobramentos. Finalmente, busca-se traçar uma visão geral do cenário de mudanças que se desenvolve a partir da década de 1980, enfatizando as histórias em quadrinhos publicadas no Brasil. A partir da observação do surgimento e consolidação de eventos como o Troféu HQ Mix e as feiras e bienais de quadrinhos, relacionados a novos processos de publicação e distribuição, buscamos analisar as obras e perfis de quatro autores contemporâneos de quadrinhos e compreender melhor os significados de termos como “independente”, “autoral”, “comercial”, “mainstream”, “alternativo” e outros, de uso comum nas diversas práticas das histórias em quadrinhos. Entre os resultados obtidos, notamos que: muitas das produções “independentes” contemporâneas apresentam características temáticas, estilísticas e materiais praticamente indistinguíveis das produções “mainstream”; algumas produções “mainstream” incorporam temas e propostas de culturas alternativas à hegemonia; o uso termo “independente” muitas vezes encobre as condições desfavoráveis de produção e sustento de diversos profissionais; considerando rigorosamente as culturas opositoras como um conjunto de ações de dimensão revolucionária, é difícil encontrar obras que efetivamente atendam a essa condição.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9918272939253939pt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee1Queluz, Gilson Leandro-
dc.contributor.referee2Silva, Luciano Henrique Ferreira da-
dc.contributor.referee3Ramos, Paulo Eduardo-
dc.contributor.referee4Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_D_Paz, Liber Eugenio_2017.pdf6,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.