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dc.creatorLeite, Patrícia da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-12T21:29:30Z-
dc.date.available2022-08-12T21:29:30Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationLEITE, Patrícia da Silva. Mecânicas de jogos digitais a partir da racionalidade inclusiva em relação às pessoas com deficiência. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29244-
dc.description.abstractLike literature, music, movies, among other cultural artefacts, digital games are present in several areas of human life, such as entertainment, education, politics, among others. As cultural artefacts, digital games are products and expressions of society and culture and, likewise that they receive influence by the context in which they are created, they also feature consequences in society. Thus, access, use and design of digital games, as well as other technologies, are a right for all people in society, including people with disabilities. Reflecting about the rights of people with disabilities, digital games and the production context of these artefacts, a question arises about how the process of developing digital games occurs, particularly when this is based on principles and practices that are based on principles and values of social inclusion of people with disabilities. In this context, this research aims to investigate how the principles and actions of inclusion can be associated with activities of digital game development processes, particularly when referring this process to one of the main game element, the mechanics. Thus, this research is based on the inclusion principles and the democratization of technology to propose a digital game mechanics concept based on an inclusive rationality. Considering this theme, this research investigate and discuss digital game development process; proposes the elaboration of an inclusive rationality concept; and finally, proposes reflections on a digital game mechanics concept based on an inclusive rationality through the analysis of mechanics of digital games already published.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectSocial integrationpt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectBarrier-free designpt_BR
dc.subjectMechanicspt_BR
dc.titleMecânicas de jogos digitais a partir da racionalidade inclusiva em relação às pessoas com deficiênciapt_BR
dc.title.alternativeMechanics of digital games from an inclusive rationality regarding to people with disabilitiespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoAssim como a literatura, a música, o cinema, entre outros artefatos culturais, os jogos digitais estão presentes em diversas áreas da vida humana, como entretenimento, educação, política, entre outras. Como artefatos culturais, os jogos digitais são produtos e expressões da sociedade e, do mesmo modo que são influenciados pelo contexto em que são criados, também apresentam implicações na sociedade. Deste modo, o acesso, o uso e o projeto dos jogos digitais, assim como de outras tecnologias, são um direito de todas as pessoas na sociedade, incluindo as pessoas com deficiência. Ao refletir sobre os direitos das pessoas com deficiência, os jogos digitais e o contexto em que esses artefatos são produzidos, surge a questão sobre como o processo de desenvolvimento de jogos digitais ocorre quando se baseia em princípios e práticas que vão em direção à inclusão social de pessoas com deficiência. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar como alguns princípios e algumas ações de inclusão podem ser associados a atividades de processos de desenvolvimento de jogos digitais, particularmente quando se refere ao desenvolvimento de jogos a partir de um dos principais elementos dos jogos, as mecânicas. Deste modo, esta pesquisa se baseia em princípios de inclusão e de democratização da tecnologia para propor um conceito de mecânicas de jogos digitais baseado em uma racionalidade inclusiva. A partir desse tema, esta pesquisa investiga e questiona os processos de desenvolvimento de jogos digitais acessíveis ou inclusivos; propõe a elaboração de um conceito de racionalidade inclusiva; e por fim propõe reflexões sobre um conceito de mecânicas de jogos digitais baseado na racionalidade inclusiva a partir da investigação de mecânicas de jogos digitais existentes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4934-3584pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5067944072723231pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0222-9138pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0222-9138pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Letícia Perani-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2564650639840897pt_BR
dc.contributor.referee3Merkle, Luiz Ernesto-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4153-1102pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227304067293085pt_BR
dc.contributor.referee4Vasconcellos, Marcelo Simão de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2915-747Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8092360085878459pt_BR
dc.contributor.referee5Mota, Rosilane Ribeiro da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6400669226127137pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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