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dc.creatorCambruzzi, Elaine Helena-
dc.date.accessioned2022-08-11T13:15:06Z-
dc.date.available2022-08-11T13:15:06Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCAMBRUZZI, Elaine Helena. As medidas de tendência central e de dispersão nos livros didáticos da educação básica segundo a teoria dos registros de representação semiótica de Duval. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29224-
dc.description.abstractThe present work falls within the scope of mathematics education and its general objective is to analyze how the theme “measures of central tendency and dispersion” is approached in the textbooks used in the Escola de Educação Básica Santa Lúcia (Santa Lúcia Basic Education School) in the municipality of Novo Horizonte in Santa Catarina, in the context of the Final Years of Elementary School and High School, and how this approach relates to Duval's Theory of Registers of Semiotic Representation. To meet the general objective, some specific objectives were outlined: i) to identify the approaches developed in the textbooks on measures of central tendency and dispersion, considering definitions, theorems and explanations as well as examples, problems and exercises; ii) to analyze, based on Duval's Theory of Registers of Semiotic Representation, the representations of measures of central tendency and of dispersion presented in the textbooks.To support the analysis of the data collected in the textbooks, an investigation was carried out through exploratory and bibliographic research, with the search for articles and books in the Google Scholar and My Library portals. The study had a qualitative character, analyzing and describing the relationship between the way in which measures of central tendency and dispersion are presented in textbooks of different levels of education of the basic education and Duval's Theory of Registers of Semiotic Representation. From the analysis carried out in this study, it was noticed that, despite being important, the registers of representation and cognitive operations (elements covered in Duval's Theory of Registers of Semiotic Representation) are not used satisfactorily in the analyzed textbooks, which can, consequently, impair the students' understanding of the content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleAs medidas de tendência central e de dispersão nos livros didáticos da educação básica segundo a teoria dos registros de representação semiótica de Duvalpt_BR
dc.title.alternativeThe measures of central tendency and dispersion in basic education textbooks according to Duval's theory of registers of semiotic representationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se insere no âmbito da educação matemática e tem como objetivo geral analisar como o tema “medidas de tendência central e de dispersão” é abordado nos livros didáticos utilizados na Escola de Educação Básica Santa Lúcia no município de Novo Horizonte em Santa Catarina, no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e como essa abordagem se relaciona com a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval. Para dar conta do objetivo geral foram traçados alguns objetivos específicos: i) identificar as abordagens desenvolvidas nos livros didáticos sobre medidas de tendência central e de dispersão, considerando tanto definições, teoremas e explicações quanto exemplos, problemas e exercícios; ii) analisar, com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, as representações das medidas de tendência central e de dispersão apresentadas nos livros didáticos. Para dar suporte à análise dos dados coletados nos livros didáticos, foi realizada uma investigação através de pesquisa exploratória e bibliográfica, sendo feita a busca de artigos e livros nos portais Google Acadêmico e Minha Biblioteca. O estudo teve caráter qualitativo, analisando e descrevendo a relação entre o modo como as medidas de tendência central e de dispersão são apresentadas nos livros didáticos dos diferentes níveis de ensino da educação básica e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval. A partir da análise realizada neste estudo, percebeu-se que, apesar de importantes, os registros de representação e operações cognitivas (elementos abordados na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval) não são empregados de forma satisfatória nos livros didáticos analisados, o que pode, consequentemente, prejudicar o entendimento dos conteúdos por parte dos alunos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.referee1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.referee2Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.referee3Matucheski, Silvana-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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