Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Saionara dos-
dc.date.accessioned2022-07-28T13:53:23Z-
dc.date.available2022-07-28T13:53:23Z-
dc.date.issued2018-09-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Saionara dos. Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29139-
dc.description.abstractThis work had the theme of conducting a research, with the objective of evaluating the importance of using didactic games as a pedagogical resource in Science classes. The research was carried out in the city of Soledade, in the state of Rio Grande do Sul, with the application of a questionnaire to science teachers from 14 schools of the municipal education network. The research was qualitative, applied and interpretative in nature. The ludic shows it self as an important practice in the teaching-learning process of the students. The ludic activities are important methodological tools in the acquisition of scientific knowledge, contribute to the improvement of social attitudes that involve the respect to the colleague, the rules of the game, cooperation, as well as personal initiative. It was verified, through the research, how the elementary school teachers see the practice of play activities in the teaching-learning process. In this way, it was noticed that teachers consider teaching games an important pedagogical tool, but they do not use them very often. It was also observed that many routine methods are still used, traditional strategies and few differentiated and motivating methodologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleJogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdicopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a realização de uma pesquisa, com o objetivo de avaliar a importância de usar os jogos didáticos como recurso pedagógico, nas aulas de Ciências. A pesquisa foi realizada no município de Soledade, no estado do Rio Grande do Sul, com aplicação de um questionário a professores de Ciências de 14 escolas da rede municipal de ensino. A pesquisa foi de caráter qualitativo, aplicada e de cunho interpretativo. O lúdico mostra-se como uma importante prática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. As atividades lúdicas são ferramentas metodológicas importantes na aquisição de conhecimentos científicos, contribuem para a melhoria de atitudes sociais que envolvem o respeito ao colega, às regras do jogo, cooperação, bem como a iniciativa pessoal. Verificou-se, através da pesquisa, como os professores do ensino fundamental veem a prática de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, percebeu-se que os professores consideram os jogos didáticos uma importante ferramenta pedagógica, porém não os utilizam com muita frequência. Constatou-se também, que ainda são utilizados muitos métodos rotineiros, estratégias tradicionais e poucas metodologias diferenciadas e motivadoras.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.contributor.referee1Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.contributor.referee2Tessaro, Dineia-
dc.contributor.referee3Micuanski, Viviane Cavaler-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_52.pdf923,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.