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dc.creatorAndretta, Alberto Carlos-
dc.date.accessioned2022-07-28T13:13:51Z-
dc.date.available2022-07-28T13:13:51Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.citationANDRETTA, Alberto Carlos. Ferramentas para escaneamento por triangulação a laser e reconstrução tridimensional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29130-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectImpressão tridimensionalpt_BR
dc.subjectComputação em nuvempt_BR
dc.subjectTriangulaçãopt_BR
dc.subjectLaserspt_BR
dc.subjectImage processingpt_BR
dc.subjectThree-dimensional printingpt_BR
dc.subjectCloud computingpt_BR
dc.subjectTriangulationpt_BR
dc.subjectScanning systemspt_BR
dc.titleFerramentas para escaneamento por triangulação a laser e reconstrução tridimensionalpt_BR
dc.title.alternativeTools for laser triangulation scanning and three-dimensionalreconstructionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA modelagem tridimensional está presente em muitas aplicações na atualidade,aumentando a demanda por equipamentos e sistemas para esta área.Obter um modelo virtual de um objeto real utiliza-se uma técnica de escaneamento que gera uma nuvem de pontos em seu processo, contendo oposicionamento do ponto no espaço tridimensional. Uma técnica a destacar é a aquisição por triangulaçãoa laser, consistindo na combinação da emissão de feixes de laser e a câmera para capturar o modelo.O movimento maker e livre também desenvolveu projetos de escaneamento 3D,minimizando os custos e beneficiando pesquisas.Este trabalho replicou um projeto de escâner livre,mas que apresenta alguns problemas na estrutura, ajustes e não tem iluminação configurável, então foi modificado e otimizado algumas peças,e a instalação de uma fita de LEDs para melhorar seu desempenho. E a partir da aquisição das nuvens de pontos dos objetos reais escolhidos, foi utilizado as técnicas de filtragem Voxel Grid e Statistical Outlier Removal para remoção de alguns ruídos nas amostras. Então foi realizado o registro de pontos como algoritmo Iterative Closest Point (ICP) e a reconstrução de superfícies com os algoritmos Alpha-shapes e Poisson Surface Reconstruction (PSR), assim replicando os objetos com impressão3D.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Érick Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Cavalcanti, Pablo Gautério-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Érick Oliveira-
dc.contributor.referee2Casanova, Dalcimar-
dc.contributor.referee3Pegorini, Vinícius-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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