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dc.creatorPrado, Karoliny Pavei-
dc.date.accessioned2022-07-28T12:54:32Z-
dc.date.available2022-07-28T12:54:32Z-
dc.date.issued2018-08-04-
dc.identifier.citationPRADO, Karoliny Pavei .O ensino de química para estudantes surdos em um colégio de Foz do Iguaçu: desafios e propostas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29116-
dc.description.abstractFrom the beginnings of civilization people with disabilities are discriminated against, often being withdrawn from social life because they present some "anomaly". Regarding the deaf, inclusion in the social environment is made possible by the teaching of the Brazilian Sign Language-Libras, which helps its communication through the visual-gestural aspect, how ever, even with the development of a language, there are still challenges in teaching. Studies point to the difficulties that students face in the discipline of Chemistry, but there is still little research on the difficulties faced by deaf students. In view of this panorama the present study had the objective of investigating the implications and the challenges in the teaching of Chemistry for hearing impaired in a State College of Foz do Iguaçu/PR. Questionnaires were applied to the chemistry teacher, Libras interpreters and students with deafness in the 1st, 2nd and 3rd years of high school. The results showed that five students have total deafness and three have partial deafness, 6 have Libras as their first language, 7 need Libras interpreter, 6 have ensured they like Chemistry, but although they like it, most say they have difficulty in discipline and these are mainly related to lack of signs, lack of appropriate didactic material, the presence of mathemati calcalculations and lack of interpreter. For the teacher the challenge is the communication, for the same not knowing Pounds, therefore it affirms that the presence of the interpreterin the classes is fundamental. The interpreters pointed out as difficulties the interpretation of essentially theoretical contentand the specific terms of the discipline that have no sign. Therefore, the main implications are the lack of specific signs for the discipline of Chemistry, the lack of training and improvement of teachers, the lack of specific training of the interpreter of Libras and the lack of bilingual Libras/Portuguese didactic material. Therefore, the proposals are aimed at encouraging the improvement of education professionals and proposals and the development of public policies that are mobilized in the development of bilingual educational materials.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleO ensino de química para estudantes surdos em um colégio de Foz do Iguaçu: desafios e propostaspt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of chemistry for deaf students in a college of Foz do Iguaçu: challenges and proposalspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoDesde os primórdios da civilização as pessoas com deficiência são discriminadas, sendo muitas vezes retiradas do convívio social, por apresentarem alguma “anomalia”. No que se refere aos surdos, a inclusão no meio social é possibilitada pelo ensino da Língua Brasileira de Sinais–Libras, que auxilia sua comunicação por meio do aspecto viso-gestual, no entanto, mesmo como desenvolvimento de uma linguagem, ainda existem desafios no ensino. Estudos apontam para as dificuldades que alunos enfrentam na disciplina de Química, porém ainda são escassas as pesquisas à cerca das dificuldades enfrentadas pelos estudantes surdos. Diante desse panorama o presente estudo teve como objetivo investigar as implicações e os desafios no ensino de Química para deficientes auditivos em um Colégio Estadual de Foz do Iguaçu / PR. Foram aplicados questionários ao professor da disciplina de Química, aos intérpretes de Libras e aos alunos com surdez do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que cinco estudantes possuem surdez total e três apresentam surdez parcial, 6 tem Libras como primeira língua, 7 precisam de intérprete de Libras, 6 asseguraram gostar de Química, porém apesar de gostarem, a maioria afirma ter dificuldade na disciplina e estas estão principalmente relacionadas a falta de sinais, a falta de material didático apropriado, a presença de cálculos matemáticos e a falta de intérprete. Para o(a) professor(a) o desafio é a comunicação, pelo mesmo não saber Libras, portanto afirma que a presença do intérprete nas aulas é fundamental. Os intérpretes apontaram como dificuldades a interpretação de conteúdos essencialmente teóricos e os termos específicos da disciplina que não possuem sinal. Portanto, as principais implicações estão voltadas a falta de sinais específicos para a disciplina de Química, a falta de formação e aperfeiçoamento dos professores, a não formação específica do intérprete de Libras e a carência de material didático bilíngue Libras/Português. Logo, as propostas se voltam ao incentivo ao aperfeiçoamento dos profissionais da educação e ao desenvolvimento de políticas públicas que se mobilizem no desenvolvimento de materiais didáticos bilíngue.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Pocojeski, Elisandra-
dc.contributor.referee1Pocojeski, Elisandra-
dc.contributor.referee2Descrovi, Elizabete Genedir-
dc.contributor.referee3Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso Mendonça-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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