Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Francine Klatter Braga-
dc.date.accessioned2022-07-28T11:29:50Z-
dc.date.available2022-07-28T11:29:50Z-
dc.date.issued2018-08-11-
dc.identifier.citationALVES, Francine Klatter Braga. O uso da ludicidade como instrumento pedagógico para minimizar a prática do bullying no ambiente escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29107-
dc.description.abstractThe present work had as objective to portray the way in which the ludicand the activities that in corporate this theme, can positively influence the fight against bullying and minimize its effects. Using the oretical bases and social studies, we seek to convey how play fulness is important in the educational and social formation of children and adolescents in the school environment. Concepts of socialization and the issues arising from the failure of the process of the individual's for mation are addressed. The use of sociology to identify the process of intimidation resulted from aggressions in schools is portrayed as a solution to combat bullying and its possible extinction. The role of the school is fundamental as the main agent in the observation, intervention and solution in the practice of bullying in the educational setting. The use of teams of professionals such as psychologists, pedagogues and psychopedagogues is mentioned as important for the formation of support groups for students and offenders, aiming an improvement in the quality of teaching and school coexistence. In this way, it is analyzed how the play fulness can interfere in the formation of the student as an citizen, in order to facilitate education in the school environment, promoting the participation of all those involved in the process of education. In this way, a pleasant and leisure-oriented teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAssédio nas escolaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHarassment in schoolspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO uso da ludicidade como instrumento pedagógico para minimizar a prática do bullying no ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe use of play fulness as a pedagogical tool to minimize the practice of bullying in the school environmentpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho retrata de que maneira o lúdico e atividades que apresentam essa temática, podem influenciar positivamente no combate ao bullying e minimizar seus efeitos. Utilizando-se de embasamentos teóricos, busca-se exemplificar como a ludicidade é importante na formação educacional e social de crianças e adolescentes no meio escolar. Conceitos de socialização e as consequências advindas da falha no processo de formação de cidadão são abordados. O uso da sociologia para identificar o processo de intimidação provenientes de agressões nas escolas é retratado como forma de solução ao combate do bullying e sua possível extinção. É fundamentado o papel da escola como principal agente atuante na observação, intervenção e solução do bullying no ambiente educacional. O uso de equipes com profissionais como psicólogos, pedagogos e psicopedagogos é mencionado para que se forme grupos de apoio aos alunos vítimas e agressores, visando uma melhora na qualidade de ensino e convivência escolar. De acordo com os fundamentos que se expõe verificar-se-á que o lúdico pode interferir na formação do aluno como cidadão e proporcionar inclusão no ambiente escolar, promovendo assim, a participação de todos os envolvidos a educar. Desse modo, a utilização de um ensino prazeroso e voltado ao lazer, pode transformar um ensino rígido em uma participação ativa dos alunos, podendo, ainda, proporcionar a exclusão e preconceito, findando com a prática do bullying no ambiente escolar.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee2Adamczuk, Samara Ernandes-
dc.contributor.referee3Mascarello, Leide Daiane do Nascimento-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_21.pdf492,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.