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dc.creatorBarbosa, Everton Koloche Mendes-
dc.date.accessioned2022-06-28T14:38:05Z-
dc.date.available2022-06-28T14:38:05Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBARBOSA, Everton Koloche Mendes. Lei 13.415/2017 e Base Nacional Comum Curricular: posicionamento e concepções de professores de química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28923-
dc.description.abstractThe general objective of this study was to analyze and discuss the perceptions and understings of high school Chemistry teachers about Lei nº13.415/2017, which, among other aspects, institutes high school reform, and on the Base Nacional Cumun Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM), specifically with regard to its impacts on Chemistry contents and the training of basic education students. To this and, we developed a qualitative research with four Chemistry teachers from the state public education network of a city in the midwest region of Paraná, Brazil. As a data collection instrument, partially structured interviews were used. In addition to these, in order to complement the data analysis of he informations and demarcated the circumstance studied, we used the documentar and bibliographic sources. The analysis process was based on the data triangulation technique, allowing a more rigorous and expanded knowledge construction. The discussion of the accumulated information was carried out under a critical perspective of education and curriculum, in order to apprehend the political, economic and social dimensions involving the object os study. Based on the results, we observed that the following aspects were recurrent in the narratives of the interviewees: the reduction of the time devoted to general education, the centralization of the curriculum and the emptying of the curriculum, whith a reduction in the section dedicated to Chemistry subject. However, the justifications of some of the interviewees for the questions were imprecise or contradictory and others did not explore the politics elements that envolve the reform of secondary education and the BNCC-EM.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino - Legislaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Participação no planejamento curricularpt_BR
dc.subjectCurrículos - Mudançapt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectProfessores de químicapt_BR
dc.subjectEducational law and legislationpt_BR
dc.subjectTeacher participation in curriculum planningpt_BR
dc.subjectCurriculum changept_BR
dc.subjectEducational changept_BR
dc.subjectEducation and statept_BR
dc.subjectChemistry teacherspt_BR
dc.titleLei 13.415/2017 e Base Nacional Comum Curricular: posicionamento e concepções de professores de químicapt_BR
dc.title.alternativeLei nº 13.415/2017 e Base Nacional Comum Curricular: positioning and concepts of Chemistry teacherspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo geral analisar e discutir as percepções e compreensões dos professores de Química do Ensino Médio sobre a Lei nº 13.415/2017 que, entre outros aspectos, institui a reforma do Ensino Médio, e sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM), especificamente no que se refere aos seus impactos sobre os conteúdos de Química e a formação dos estudantes da Educação Básica. Para tal, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa com quatro professoras de Química da rede pública estadual de educação de um município da região centro-oeste do Paraná, Brasil. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruradas. Além destas, de modo a complementar a análise dos dados e dimensionar o fenômeno estudado, utilizamos as fontes documental e bibliográfica. O processo de análise se deu a partir da técnica de triangulação de dados, permitindo uma construção de conhecimento mais rigorosa e ampliada. A discussão das informações acumuladas foi feita sob uma perspectiva crítica de educação e currículo, a fim de apreender as dimensões político-econômica e social envolvendo o objeto de estudo. A partir dos resultados, observamos que foram recorrentes nas narrativas das entrevistadas os seguintes aspectos: a diminuição da carga horária dedicada à formação geral, a centralização curricular e o esvaziamento do currículo, com redução da porção dedicada à componente de Química. Todavia, as justificativas de algumas das entrevistadas para os questionamentos foram imprecisas e/ou contraditórias e outras pouco exploraram os elementos políticos que envolvem a reforma do Ensino Médio e a BNCC-EM.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Deimling, Natalia Neves Macedo-
dc.contributor.referee1Deimling, Natalia Neves Macedo-
dc.contributor.referee2Crespan, Estela dos Reis-
dc.contributor.referee3Wonsik, Ester Cristiane-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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