Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28889
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Moreira, Aline Pereira da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-22T19:21:10Z | - |
dc.date.available | 2022-06-22T19:21:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-19 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Aline Pereira da Silva. A concepção docente da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28889 | - |
dc.description.abstract | The current difficulty faced by students is given primarily because of the way contente is presented, which generally become unattractive to students, who in their reality use the technology (computers, tablets and smartphone’s) in a habitual way, distancing the contentes of their routine interests. This work had as it’s thematic to know the conception of playfulness of the teachers who act in the initial years in a Municipal School of Foz do Iguaçu - PR. Initially the study was based on a bibliographical survey about the history of teaching in Brazil from its emergence to the presente day, about the difficulties, limitations and challenges in teaching learning, about the demotivation of the school, about teaching methods and techniques, on the playful in education, which theoretically grounded the field research conducted with teachers about the conception of the same before the use of the playful in elementar school. Then used the field research, making use of a questionnaire directed to the teaching public, with the purpose of analyzing their conception on the subject of playfulness as a didactic resource to elementar education I. With the accomplishmentof this work it is concluded that part of the teachers, structure their ludic conception of in the use of games; the school offers a wide range of materials that stimulate the student's creativity and make classes more enjoyable for learners. The Municipal Department of Education provides periodic training and the school has several types of tools that can be used to achieve success in the teaching and learning process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | A concepção docente da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching conception of playfullness in the early years of elementary school | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A atual dificuldade enfrentada pelos alunos se dá prioritariamente devido a forma com que os conteúdos são apresentados, que geralmente tornam-se pouco atrativos aos estudantes, que em sua realidade utilizam as tecnológicas (computadores, tablets e smartphones) de forma habitual, distanciando os conteúdos de seus interesses rotineiros. Sendo assim este trabalho teve como temática conhecer a concepção de ludicidade dos docentes que atuam nos anos iniciais em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu – PR. Inicialmente o estudo embasou -se em um levantamento bibliográfico a cerca do histórico do ensino no Brasil desde seu surgimento até os dias atuais, sobre as dificuldades, limitações e desafios no ensino aprendizagem, sobre a desmotivação escolar, sobre os métodos e técnicas de ensino, sobre o lúdico na educação, que fundamentaram teoricamente a pesquisa de campo realizada com professores sobre a concepção dos mesmos frente ao uso do lúdico no ensino fundamental I. Seguidamente utilizou-se da pesquisa de campo, perfazendo o uso de um questionário direcionado ao público docente, tendo por intuito analisar a concepção dos mesmos sobre a temática da ludicidade como recurso didático ao ensino fundamental I. Com a realização deste trabalho conclui-se que parte dos docentes, estrutura sua concepção de lúdico no uso de jogos; a escola disponibiliza uma grande gama de materiais que estimulam a criatividade do aluno e tornam as aulas mais agradáveis aos educandos. A Secretaria Municipal de Educação fornece formações periódicas e a escola possui vários tipos de ferramentas que podem ser usadas para que alcance o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.degree.local | Dois Vizinhos | pt_BR |
dc.publisher.local | Dois Vizinhos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
dc.contributor.referee1 | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Zinara Marcet de | - |
dc.contributor.referee3 | Pocojeski, Elisandra | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DV_PECP_I_2017_2.pdf | 634,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.