Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Rúbia Juliana Gomes-
dc.creatorSantos Junior, Guataçara dos-
dc.date.accessioned2022-06-21T14:51:01Z-
dc.date.available2022-06-21T14:51:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFERNANDES, Rúbia Juliana Gomes; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos. Sequência de ensino: estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Curitiba: EDUTFPR, 2022. E-book.pt_BR
dc.identifier.isbn9786588596456pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28867-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEDUTFPRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEstatística - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProbabilidades - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectStatistics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectProbabilities - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSchool childrenpt_BR
dc.titleSequência de ensino: estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar quais os impactos que uma Sequência de Estudo - SE, pautada no ensino e aprendizagem da Estatística e Probabilidade, poderá causar para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com a intenção de alcançar tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada, com enfoque qualitativo de cunho interpretativo numa turma de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação da cidade de Curitiba. A fundamentação teórica pauta-se em autores que abordam o ensino de Estatística e Probabilidade, bem como as competências de letramento, pensamento e raciocínio estatístico, como: Cazorla (2002, 2006, 2008), Lopes (2003, 2008, 2010a, 2010b), Silva (2007), Cazorla, Kataoka e Silva (2010), Campos, Wodewotzki e Jacobini (2011), dentre outros. Inicialmente realizou-se uma análise prévia com relação aos conteúdos básicos de Estatística e Probabilidade que os alunos possuíam, por meio de um instrumento diagnóstico (pré-teste). Na sequência trabalhou-se uma sequência de ensino voltada aos conteúdos básicos de Estatística e Probabilidade, utilizando dados coletados na turma, ou seja, contextualizados. Assim, constatou-se, durante o trabalho com a SE, grande interesse, disposição e entusiasmo dos alunos para realização das atividades, além do envolvimento mais acentuado com relação aos conteúdos em questão. Os resultados das análises referentes ao desempenho e aproveitamento dos alunos após o trabalho (pós-teste) com a SE evidenciaram que a proposta favoreceu para que houvesse avanços relevantes quanto à apropriação dos conteúdos básicos de Estatística e Probabilidade dos alunos, em relação à representação tabular e gráfica, probabilidade, combinatória e média aritmética. Apesar disso, é importante destacar que, mesmo com os progressos obtidos, os alunos não compreenderam plenamente todos os conhecimentos sistematizados, ficando latente a necessidade do desenvolvimento de outros encaminhamentos pedagógicos de tais conteúdos. Para esta pesquisa foi elaborado um material didático de apoio, para os professores que atuam no nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresentando uma SE envolvendo os conteúdos básicos de Estatística e Probabilidade, a qual está anexada nesta dissertação.pt_BR
dc.publisher.localReitoriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estatisticaprobabilidade.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons